quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

POSSE DE NOVOS ACADÊMICOS DA ACLJ



Casa cheia
Banda da 10ª RM - Hino da Academia

Presidentes

Público

Karla e Hermann

Dorian e Mino

Moacir Maia e Ferreira Aragão - Convidados

Nirez cibernético

Fernando Dantas - Mestre de Cerimônia




Mesa, com Patronos no telão
Reginaldo, Alfredo e esposa

Cid e Rui

Presidentes da ACLJ e da Assembléia Legislativa

Aragão e Damasceno - ACLJUR

Falas

Mensagem

Eu vos proponho uma breve reflexão ontológica sobre o porquê de estar aqui, e sobre o desiderato de integrar este grêmio literário. Proponho que nos abstraiamos um pouco da azáfama da vida diária, para fazer um “ESAON”, aquela atitude que os militares tomam quando se perdem na floresta – sentar, pensar e orientar-se calmamente.

No nosso dia-a-dia o tempo urge, o trânsito ruge, o dinheiro que ganhamos e que precisamos ganhar é fugidio, a violência urbana nos assombra, a política nos frustra, cumprindo-nos a tarefa titânica de administrar as relações familiares, de formar os filhos, de caminhar para uma maturidade digna e para uma biografia edificante.

Muitos de nós vamos afogar semanalmente as mágoas dessa luta na roda social, nos copos, no papo, nos bares boêmios, onde podemos lamber os ferimentos, liberando os vapores dessa panela de pressão que ameaça explodir sob o estresse da existência. Ali temos um bálsamo, um lenitivo, é forçoso admitir, mas não temos a cura.

Mas aqui no silogeu literário nós, as pessoas de letras, reverenciamos a memória eufórica, cultuamos a amizade verdadeira – porque desvinculada de interesses mundanos – e homenageamos o mundo interior que somente os escribas temos o privilégio de externar. Encontramos na academia um universo paralelo que não se contamina com a realidade comezinha, mas, ao contrário, edulcora e sublima o que é mais sáfaro em nossa vida.

Somente entre as coluna de uma arcádia de letras podemos compartilhar com os confrades os códigos líricos que nos conectam à eternidade, que fazem de um jovem poeta um velho sábio, e devolvem ao bardo ancião todo o frescor da juventude. A verve criativa é intemporal, por isso faz um liame entre as idades, entre todas as épocas, entre todas as eras, produzindo o acervo estético de que somos guardiões.

Aportamos então nas respostas à provocação indagativa inicial sobre as motivações que teríamos para integrar a academia. É que aqui quedamos sobranceiros às pequenezas do mundo, isentamo-nos das futricas sociais, fugimos às tenazes do tempo, compadecendo-nos tão-somente com aquilo que realmente interessa à beleza peregrina da alma humana, e o que de mais sublime ela produz, que é a palavra.

Portanto apelo: sejamos atentos, freqüentes e assíduos à esta nossa Academia, que é nosso único patrimônio vitalício e imarcescível.  

Tenho dito.

Reginaldo Vasconcelos


Platéia



Novo Membro Efetivo Paulo Aragão



Novo Membro Efetivo Ricardo Guilherme


Novo Membro Efetivo Alves Fernandes



Novo Membro Efetivo Marcos André

Membro Honorário Cássio Borges

Membro Honorário Maestro Poty

Membro Correspondente Dennis Clark
Paulo Ximenes, Evaldo Gouveia e Liduina Lessa


Alfredo,  Evaldo Gouveia e Nirez

Pai e Filha



GRUPO
Karla Canta

Reginaldo e Cléa Petrelli


Coral Porta Voz

 

Postado por Alfredo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário