O cineasta Rosemberg Cariry enviou ao acervo cultural da ACLJ o DVD do seu trabalho cinegráfico denominado Patativa do Assaré – Ave Poesia, uma co-produção entre a Cariri Filmes e a Iluminura Filmes, com distribuição da Sereia Filmes.
Trata-se de um vibrante documentário sobre o grande poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, apelidado de Patativa do Assaré, falecido em 2002 aos 93 anos de idade, um verdadeiro fenômeno nacional, mundialmente conhecido.
O que mais impressiona e encanta em Patativa do Assaré é sua origem humilíssima, nascido e criado na roça, entre os mais rudes brasileiros, a esmagadora maioria agricultores analfabetos, e no entanto haver apreendido vasto saber de maneira autodidata.
Patativa se revelou um primoroso rapsodo do sertão nordestino, produzindo textos líricos de riquíssimo fraseado, aplicando a simplicidade lingüística do homem do campo, porém com absoluta correção gramatical.
Foto: Divulgação |
Rosemberg é Membro Efetivo da ACLJ, ocupante da Cadeira de nº 27, cujo Patrono Perpétuo não é outro senão o próprio Patativa, que ele conheceu de perto, lhe deu visibilidade nacional e produziu sua biografia videográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário