sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ROSEMBERG E PATATIVA

O cineasta Rosemberg Cariry enviou ao acervo cultural da ACLJ o  DVD do seu trabalho cinegráfico denominado Patativa do Assaré – Ave Poesia, uma co-produção entre a Cariri  Filmes e a Iluminura Filmes, com distribuição da Sereia Filmes.

Trata-se de um vibrante documentário sobre o grande poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, apelidado de Patativa do Assaré, falecido em 2002 aos 93 anos de idade, um verdadeiro fenômeno nacional, mundialmente conhecido.

O que mais impressiona e encanta em Patativa do Assaré é sua origem humilíssima, nascido e criado na roça, entre os mais rudes brasileiros, a esmagadora maioria agricultores analfabetos, e no entanto haver apreendido vasto saber de maneira autodidata.

Patativa se revelou um primoroso rapsodo do sertão nordestino, produzindo textos líricos de riquíssimo fraseado, aplicando a simplicidade lingüística do homem do campo, porém com absoluta correção gramatical.

Foto: Divulgação
Rosemberg é Membro Efetivo da ACLJ, ocupante da Cadeira de nº 27, cujo Patrono Perpétuo não é outro senão o próprio Patativa, que ele conheceu de perto, lhe deu visibilidade nacional e produziu sua biografia videográfica.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário