sábado, 27 de agosto de 2011

RICARDO GUILHERME É CANDIDATO À CADEIRA Nº 38 DA ACLJ




Proposta pela acadêmica Mônica Silveira, a candidatura de Ricardo Guilherme à Cadeira de nº 38 da ACLJ obteve a adesão dos confrades Reginaldo Vasconcelos e Paulo Ximenes, nos termos do art. 4º do Estatuto Social, e foi bem acatada pela Diretoria da entidade. Vai abaixo um breve memorial biográfico do proposto, para conhecimento dos futuros eleitores.

Ricardo Guilherme é contista, cronista, poeta, ator de teatro, televisão e cinema, radialista, dramaturgo e diretor teatral, e roteirista de cinema e de TV.

Escritor de 16 livros, obra publicada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, pela Fundação Cultural de Fortaleza e pela Fundação Demócrito Rocha.

Jornalista, com reportagens premiadas pela Fundação Nacional de Artes Cênicas. Articulista e Membro do Conselho de Leitores do Jornal O POVO (2010-2011).

Professor das disciplinas História do Teatro Brasileiro e Apreciação Teatral e Culturas Dramáticas Populares, na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará.

Historiador, com livros sobre a história do teatro cearense, premiado pelo Ministério da Cultura, nos anos setenta, por seu trabalho de pesquisador.

Fundador do Grupo Pesquisa (Teatro, 1978).

Integrante da equipe fundadora da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária.

Criador do Museu Cearense de Teatro (1975, atual DOC-Teatro da UFC) e organizador do Museu dos Teatros de Estudantes do Brasil, criado por Paschoal Carlos Magno (Rio de Janeiro/1977).

Formulador da teoria e do método do Teatro Radical (1988), objeto de dissertação de mestrado e tese, nas Universidades Federal de Minas Gerais e Uni-Rio (Rio de Janeiro/RJ).

Crítico teatral do Jornal Hoje, da TV Verdes Mares, Canal 10 (1978).

Ator da novela Final Feliz, da Rede Globo (1982).

Produtor e Apresentador do programa de entrevistas “Diálogo”, produzido pela TV Ceará, ex- TVE (1996/1997, 2008/2011).

Produtor do Projeto Ouvir Dizer, do Centro Cultural Banco do Nordeste, com realização de recitais e gravação de livros sonoros a partir da obra de escritores cearenses.

Comentarista na área do Teatro no Programa Studio 22, da TV Diário Canal 22.

Especialista em Comunicação Social e em Arte-Educação, reconhecido como Notório Saber em cursos de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Nacional de Brasília.






Nenhum comentário:

Postar um comentário