terça-feira, 10 de maio de 2011

Biografia do Acadêmico da 19ª Cadeira da ACLJ - Fernando José Dantas de Castro

Profissionalismo e Determinação 

“A realização é fruto de uma semente chamada sonho”. Segundo Fernando Dantas, esta é a frase de norteia a sua vida, com base no profissionalismo, ética, determinação, e capacitação. Nascido no Rio de Janeiro, Fernando Dantas veio morar cedo no Estado do Ceará, terra de seus pais. Acompanhando a mudança de seu pai, militar da Marinha do Brasil, no Ceará teve boa parte de sua formação.
Aqui pode iniciar seus estudos em colégios religiosos das cidades de Camocim e Aracati, depois passando a integrar os quadros do tradicional Colégio Militar de Fortaleza, onde concluiu seus estudos. Vocacionado para a comunicação social, aos 19 anos fez o curso de radialista, tendo trabalhado em diversas emissoras da capital, e na cidade de Aracati onde iniciou sua carreira.
De forma eclética, e buscando novos horizontes, Dantas também foi seminarista da Igreja Messiânica, religião de origem japonesa, tendo morado em Recife e São Paulo após aprovação em concurso de seleção de religiosos.
De volta a Fortaleza em 1993, Fernando Dantas ingressou nos Cursos de Jornalismo da UFC – Universidade Federal do Ceará e de Direito da Unifor – Universidade de Fortaleza, concluídos em 1998 e 1999 respectivamente. Formado, o jornalista e advogado Fernando Dantas exerceu diversas funções em emissoras e assessorias de imprensa da capital. Teve oportunidade de ser assessor de políticos cearenses como o Deputado Nelson Martins, dos vereadores José Maria Pontes e Paulo Mindêllo, além da Prefeitura de Fortaleza e de sindicatos da capital.
Na Televisão Cearense o Jornalista Fernando Dantas teve a oportunidade de trabalhar como repórter e apresentador na TV Ceará, TV Cidade, Jangadeiro e TV Diário TV, onde também foi editor e produtor de programas.
Como advogado, no ano 2000, Fernando Dantas teve a oportunidade de Coordenar o Projeto OAB – SEBRAE, além de ter sido Presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira e da Comissão de Comunicação Esporte e Lazer da OAB Ceará. Seguindo sua trajetória de ativista dos Centros Acadêmicos Tristão de Atahayde (UFC) e Pontes de Miranda (UNIFOR), foi também Conselheiro Suplente da AJA – Associação dos Jovens Advogados. Em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido em Fortaleza, o jornalista e advogado Fernando Dantas já recebeu três comendas: Título de Amigo do Colégio Militar de Fortaleza (1992), Título de Amigo da 10ª. Região Militar (2004), e Título de Cidadão de Fortaleza (2004).
Fernando Dantas também teve a oportunidade de trabalhar para o Grupo O Povo de Comunicação, atuando na elaboração de textos comerciais e fotos para o Anuário do Ceará. Como Advogado e Jornalista, Fernando Dantas foi Secretário Executivo da Regional Ceará da FENABRAVE – Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores.
Atualmente, Fernando Dantas está a concluir a pós-graduação em Direito do Trabalho, e Direito Administrativo. Profissionalmente, atua como Assessor Político e de Imprensa para políticos cearenses, e é Assessor da Presidência da OAB Ceará, além de atuar no Direito Civil e Trabalhista. Na OAB Ceará é o responsável pela produção e edição do Programa OAB na TV, veiculado semanalmente na TV O Povo.
Paralelo as suas atividades formais, Fernando Dantas também atua na administração da empresa Coktelitas Drinks e Cocktails, com sua irmã Fernanda Dantas, além de realizar eventos para empresas na capital cearense como mestre de cerimônias. Mas nem tudo na vida de Fernando Dantas se resume ao trabalho. Existe também espaço para o seu hobby, o ilusionismo. Em 2009, foi eleito como Presidente do NUAMAC – Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará, associação da qual foi um dos fundadores em 2004, e responsável por seus estatutos. Filiado a FLASOMA – Federação Latino Americana de Sociedades Mágicas, o NUAMAC é a única entidade mágica no Norte e Nordeste do Brasil que desenvolve a arte do Ilusionismo através do FENOMA – Festival Nordeste Mágico que acontece a cada ano no mês de setembro, e com a realização de shows beneficentes em asilos, hospitais e creches de Fortaleza.
Agora, Fernando Dantas, ocupa a cadeira de número 19 cujo patrono é o Jornalista Demócrito Dummar.
Postado por Fernando Dantas em 10.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário