domingo, 8 de maio de 2011

Biografia do Acadêmico da 17ª Cadeira da ACLJ - Hermínio Castelo Branco

Mino

Hermínio Macêdo Castelo Branco, o Mino, nasceu em Fortaleza, Ceará, no dia 3 de maio de 1944.  É casado, pai de 4 filhos.
Formado em Direito, a lista de suas atribuições é extensa: desenhista, artista plástico, cartunista, programador visual, projetista gráfico, poeta bissexto, livre pensador, autor de histórias, fábulas e contos infantis, ilustrador e publicitário.
Mino iniciou sua vida profissional ilustrando uma seção de humor esportivo no jornal “O Povo”. Participou de um noticiário da TV Ceará (Repórter Cruzeiro), ilustrando as notícias ao vivo, fato inédito na TV brasileira. Publicou na seção de humor da revista “O Cruzeiro”, chamada “O Centavo”.
Trabalhando em agências de publicidade e colaborando com vários jornais de Fortaleza, passou vários anos dedicado ao trabalho de criação de marcas, programação visual e projetos gráficos.
Semanalmente, produz uma página de humor, “The Mino Times”, no jornal “Diário do Nordeste”, e edita sua própria publicação mensal “Rivista”, distribuída através de sua Editora Riso para vários colégios no Ceará. Rivista contém toda a diversificação de seu trabalho: fábulas, contos, frases, pensamentos, artigos, poesias, ilustrações e cartuns.
Como cartunista, é criador do “Capitão Rapadura”, o primeiro super-herói cearense. Já participou e foi premiado em diversos salões de humor nacionais e internacionais, fazendo parte também de antologias Rússia – Brasil em defesa da natureza e da Exposição Itinerante da Aliança Francesa. Teve um importante trabalho, “Os Peixes”, publicado na “Slapstick”, periódico alemão de humor. Participou, por alguns anos, do grupo de cartunistas autores das vinhetas de humor da Rede Globo de Televisão.
Como pintor, possui diversas obras vendidas no Brasil e no exterior. É autor do grande mural Terra da Luz, situado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, que retrata histórias e aspectos culturais da terra cearense. É considerado um artista plástico extremamente versátil, pois utiliza diversas e variadas técnicas na composição de suas obras.
“Para compreender melhor a minha pintura, é preciso antes conhecer a natureza do meu trabalho, que é caracterizado por uma grande variedade de atividades.


Portanto, minha pintura não poderia ter outra natureza a não ser essa; variada, diversificada, ampla, sem bloqueios ou limites. Passo pelo figurativo, pelo abstracionismo, brinco com os grandes mestres nas releituras que faço e não cerco minha obra de restrições. Pinto o que quero, como quero. Saio de um para outro quadro e estabeleço, cada vez mais, uma maior diferença entre eles.
Meu traço principal é a criatividade, que dá origem a essa diversidade, a essa riqueza de manifestações e expressões. Mais que isso, há também a presteza, a desenvoltura e a velocidade do meu desenho. Ao vivo, sou uma performance para quem me observa trabalhando. Desenho com fluidez, beleza, magia, sobre papel, tela e até couro.
Assim sou eu e assim é a minha pintura. Quadros criativos, ricos em detalhes, que contam minha própria história e assinalam os caminhos inteligentes de minha realização. E tudo isso com a graça de Deus.”

Mino

Nenhum comentário:

Postar um comentário