sexta-feira, 13 de maio de 2011

Biografia do Patrono da 21ª Cadeira da ACLJ - Oscar Bezerra Júnior

Oscar Bezerra Júnior


            Filho de Manuel Oscar Bezerra e de Maria Alcina Bezerra, Oscar Bezerra Júnior nasceu na Vila de Pasta, município de Solonópole, em 26 de maio de 1961.
            Ainda criança, mudou-se com toda a sua família para Fortaleza, a fim de prosseguir os estudos. Em 1982, ingressou na Faculdade, nos cursos de Comunicação Social, pela Universidade Federal do Ceará, e Filosofia, pela Universidade Estadual do Ceará. E em 1989, formou-se em Comunicação Social.
            Aos 23 anos, ainda como estudante iniciou a carreira jornalística como estagiário do Grupo Cidade de Comunicação, em 15 de maio de 1984. Na TV Cidade foi galgando posições, tornando-se Diretor de Jornalismo e Assessor da Presidência do referido Grupo.
            Com empreendedorismo teve uma ascensão meteórica no campo jornalístico, fazendo valer o seu conceito e o reconhecimento por seu profissionalismo.
       Carismático e afável relacionava-se com extrema facilidade tanto com as mais importantes autoridades como com as pessoas mais humildes. Uma pessoa de caráter e com espírito de justiça.
            Seu talento não ficou restrito ao jornalismo, alcançou, também, os caminhos da poesia, pois o sangue poético lhe pulsava nas veias. Conseguiu traduzir em versos curtos, porém profundo, a crueldade da violência e da desigualdade social e os seus anseios por um mundo melhor e mais justo para a humanidade.
            Seus poemas foram publicados na extinta revista Literária “Comboio – Vida & Arte”, mantida por um grupo de universitários intelectuais.
            Vítima de acidente automobilístico próximo à praia do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do Ceará, Oscar Bezerra Júnior faleceu em 10 de março de 1991, aos vinte e nove anos de idade. Oscar, porém, permanece em nossos corações e mentes como um jornalista destacado, filho amável, um irmão querido e um amigo exemplar.

2 comentários:

  1. Nosso querido amigo, Oscar Jr! 30 anos de saudade! De muita saudade! 😔

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,como eu te amei! Fizemos muitas loucuras juntos que daria um pequeno livro.Menino de ouro.Ficou gravado para sempre em minha alma e coração.

    ResponderExcluir