Viaja Ligeiro
o Número Inaugural de Palma Serrana
(Revista Anual da Arcádia Nova Palmaciana)
José Damasceno Sampaio *
(Árcade Novo Adamastor Urano)
Nada fica tão bem na testa do vencedor do que
a coroa da modéstia (DONOSO
CORTÊS, filósofo e político espanhol.
Vale de la Serena, 6.5.1809; Paris, 3.5.1853)
Foi efetivada no último dia 6, sábado passado, a última reunião, de 2025, da Arcádia Nova Palmaciana, instituição científica, literária e artística da nobílima terra dos celebrados professores Vicente de Paulo Sampaio Rocha, José Rebouças Macambira, Maria Grasiela Teixeira Barroso e, entre tantos outros, Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, árcade novo titular, com o agnome de Artur Zéfiro, partícipe da magnífica sessão.
O evento sucedeu na estância Balneário do Zé Moisés, bairro Caboclos, em Palmácia-CE, de propriedade de D.a Rejane Mendes Andrade (rebento do Sr. Luís Mendes e da Prof.a Ivanise Mendes, hoje com 90 anos) que recebeu com alteada generosidade a Diretoria e os componentes da Instituição e acompanhantes com um lauto almoço, acompanhado de mil conversas e lembranças da Cidade.
A reunião teve como primordial propósito proceder à eleição da Diretoria para o biênio 2026-2027, depois de dez anos tendo como Presidente o Árcade Novo Eládio Dionísio, Prof. Fernão de la Roche D’Andrade Sampaio, o qual, além de não consentir que a entidade perecesse, haja vista, principalmente, a ocorrência da pandemia de covid-19 e das grandes chuvas impedientes da comparência dos imortais ao Distrito-Sede do Município, desenvolveu esta série de mandatos (cinco), no âmbito dos quais dirigiu o patrocínio de uma conjunção de procedimentos institucionais, culturais, científicos e de lazer, de considerável significação, como, num exemplo entre tantos outros, a edição de livros sob a égide do Solar dos Sampaios e da Arcádia.
Foi unanimidade a manifestação de parabéns e agradecimentos ao ex-presidente por tão vasto e proficiente mandato, bem como à Prof.a Lúcia, a principal do Solar dos Sampaios.
Naquela ocasião, lançou-se a chapa postulante à Diretoria sequente, quando meu nome estava na cabeça, e o grupo foi eleito por aclamação. Depois de muitas participações verbais dos árcade novos, inauguradas pela minha fala, momento em que expressei ligeiramente os planos para esta Direção e que, noutra oportunidade, voltarei a detalhar, o Árcade Novo Jovem Chronos – Vianney Mesquita - lembrou o fato de que está no tempo de trazer à luz o primeiro número da revista Palma Serrana, por ele sugerida há já algum tempo e ainda não levada a efeito por causa da endemia mundial do sars.cov.19, a qual – repito – não logrou matar a Arcádia.
Por tal pretexto, este magazine, o qual ainda não tem uma editoria definitiva, ficará por enquanto sob sua tutela, como sobrou acertado, e vai configurar uma seleção de textos de ciência, literatura, artes e cultura, da lavra, principalmente, dos árcades novos, bem assim de outros escritores indicados pelos titulares. O periódico receberá escritos das diversificadas áreas do conhecimento e matérias diversas no âmbito há pouco mencionado.
Por esta razão, solicito aos nossos imortais, ao Dr. Mateus, por exemplo – e, inclusive, aos que ainda não tomaram posse, eleitos na reunião a que ora me refiro – Helder Sossa, Crisando JIC, Arino Marques e Aíla Calu – que remetam seus textos para o árcade Vianney pelo endereço eletrônico vianneymesquita@gmail.com.
Poesias, contos, artigos científicos, relatos, piadas, chistes, serão acolhidos com satisfação, nomeadamente aqueles relativos à nossa Terrinha. Será, consoante se conforma a ANP, a primeira revista de Palmácia.
Noutro lance, voltarei por aqui, com a gentileza da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, a dar mais informações acerca da ANP, incluindo a posse da Diretoria, cujos componentes indicarei, e o lançamento deste magazine, que, sem dúvida, representa mais uma glória para a Terra dos Prefeitos Atanásio Perdigão Sampaio, Chico Damasceno, Campelo, João e Antônio Simplício, Darcília etc etc.
Até
outra ocasião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário