quinta-feira, 14 de novembro de 2024

NOTA SOCIAL - ACLJ Visita Adísia Sá

 ACLJ VISITA
ADÍSIA SÁ

 

Os acadêmicos Reginaldo Vasconcelos e Arnaldo Santos, da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, no dia 08 deste mês, visitaram a Profa. Adísia Sá, ícone do jornalismo Cearense, Membro Honorário da ACLJ, para felicitá-la pelo seu aniversário de 95 anos, transcorrido no dia 07.

Aproveitaram a oportunidade para ouvi-la sobre o seu colega de trabalho, o falecido jornalista e político Dorian Sampaio, cuja biografia está sendo produzida, por iniciativa da família deste, sob a chancela da ACLJ. Ela fez questão de registrar que Dorian era marcado pela qualidade de bom amigo dos amigos, assim como de um incômodo inimigo. 

Frisou ainda que, bem apessoado e muito galante, o velho amigo apreciava demais um “rabo de saia” – expressão que se usava, com eufemismo, para referir às mulheres que fossem passíveis de serem cortejadas por conquistadores amorosos. De fato, como se apura pela leitura de sua obra jornalística, grande cronista que era, Dorian Sampaio primava por temas idílicos  e lascivos. 

Em suma, apesar da idade avançada, Adísia Sá se afigurou lúcida e feliz, falando de si mesma como pessoa tão temperamental como teria sido o seu saudoso pai, homem irascível e violento – mas que, assim como ela, logo se mostrava arrependido de suas atitudes bruscas – e quando ele era grosseiro com as suas filhas ia em lágrimas implorar que o perdoassem. 

Curioso que os dois amigos e confrades que, naquela manhã, tão afetuosamente, com ela se congratulavam e lhe ouviam a confissão do seu espírito indômito e estouvado, eram dois dos que, no princípio das suas carreiras jornalísticas, foram vítimas de suas invectivas, como líder sindical intransigente que era ela  mas que tornaram-se depois seus admiradores e granjearam a sua amizade e a sua estima – uma bela crônica sobre as ironias do destino.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário