terça-feira, 19 de novembro de 2024

NOTA LITERÁRIA - Solenidade na Alece Pelo Dia da Literatura Cearense

 SOLENIDADE NA ALECE 
PELO DIA DA 
LITERATURA CEARENSE


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, no Plenário 13 de Maio, neste 18 de novembro, uma sessão solene comemorativa ao dia consagrado à literatura cearense, dia 17 de novembro – aniversário de nascimento da jornalista e escritora Rachel de Queiroz.

A solenidade, proposta e capitaneada pela médica Silvana Oliveira de Sousa, Deputada Estadual politicamente nominada Dra. Silvana, contou com a presença de várias das entidades literárias de Fortaleza, das quais alguns integrantes receberam láureas de honra ao mérito literário.



Compuseram a mesa, além da Deputada Dra. Silvana, Marcos Praxedes, da Academia Mundial de Letras, Reginaldo Vasconcelos, da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Regis Frota, da Academia Cearense de Cinema, Elinalva de Oliveira, da Academia Feminina de Letras do Ceará e Fernanda Quinderé, da Academia Fortalezense de Letras – seus respectivos presidentes – e o vice-presidente da Academia Cearense de Letras, Juarez Leitão. 

Foram agraciados o jornalista, poeta, linguista e professor Luciano Maia e o músico, cantor, compositor e memorialista, César Barreto, da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. 

Também laureados os seguintes intelectuais cearenses: Elinalva Oliveira, Magno Ponte, Fernanda Quinderé, Ivan Ary Júnior, Irapuã Aguiar, Pedro Henrique Saraiva Leão (in memoriam), Francisco Alves Pereira, Tereza Norma Sampaio Caracas (in memoriam), Dagoberto Sousa, Rosane Guerra, Osmar Diógenes, Hugo Facó Fernandes Moura, Juliana Cavalcante, Haroldo da Silva Abreu, Révia Herculano, Francisco Ribeiro e Tereza Porto.

 

Destaque especial para o escritor, poeta, bibliófilo, teólogo, folclorista, homem telúrico, de origem e alma sertanejas, um dos mais importantes intelectuais do nosso tempo, que, sendo Assessor Parlamentar da Dra. Silvana, é sempre o artífice dos eventos de inspiração da Deputada, dos quais os dois personificam, aristotelicamente, corpo e alma.                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário