quarta-feira, 24 de maio de 2023

NOTAS ACADÊMICAS - Eventos

 EVENTOS


PRÉVIA NO BS DESIGN

O empresário Beto Studart recebeu membros da ACLJ no Espaço Walter Nogueira do BS Design, no dia 29 de abril, para uma prévia da Assembleia Aniversária da ACLJ do dia 04 de maio, especialmente para o grupo que partiria para a Grécia no dia 30, liderado pela Baronesa Ana d’Dáurea Chaves. 



Durante o encontro, o Prof. Dr. Rui Martinho Rodrigues deu uma palestra sobre a história do país destino da excursão, e o linguista Russo Dmitry Sidorenko fez o lançamento do seu livro “De Khabarovsk a Fortaleza”, com apresentação do Prof. Dr. Pedro Araújo, todos eles membros da ACLJ. 




Os demais acadêmicos presentes eram Reginaldo Vasconcelos, Stênio Pimentel, Totonho Laprovitera, Sávio Queiroz Costa, César Barreto, Arnaldo Santos e Adriano Jorge. 

Ao final da recepção foi projetada no telão a retrospectiva foto-cinegráfica dos 12 anos da ACLJ.

 

PALESTRA NA MARINHA

Dmitry Sidorenko, que veio de São Petersburgo, na Rússia, para o lançamento de seu livro de memórias, “De Khabarovsk a Fortaleza”, foi convidado pelo Capitão de Fragata Daniel Rocha, Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros, para proferir uma palestra naquela unidade da Marinha, falando sobre sua trajetória da Rússia ao Ceará, desde que se formou em letras na Universidade de Leningrado, com foco na língua portuguesa.






CÉSAR BARRETO EM RECIFE 

O Acadêmico titular da ACLJ César Barreto participou da “XXV Semana de Estudos Linguísticos e Literários – Homenagem a Marcus Accioly”, realizada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), nos dias 16, 17 e 18 deste mês de maio.


O poeta Marcus Accioly foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, membro da Academia Pernambucana de Letras, Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco por vários mandatos, Secretário Executivo do Ministério da Cultura com os Ministros Antônio Houaiss e Sérgio Rouanet. 


César Barreto, no dia 16, proferiu a conferência de abertura, com o tema “A MÚSICA NO CORAÇÃO DA POESIA”. E, ao final da noite, cantou algumas canções da sua parceria com o poeta (falecido em 2017). Foi uma noite bem interessante. E a ACLJ esteve lá.

Publicou 14 livros (mais dois póstumos) e deixou 30 inéditos. No próximo dia 25 serão relançados pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) quatro dos seus livros: "Sísifo", "Ixion", "Narciso" e "Érato". 

Com César Barreto, ele produziu o álbum musical (ainda LP) "Nordestinados – A Poesia de Marcus Accioly com Música de César Barreto", lançado em 1980, pela gravadora Continental/SP. 

Postumamente, na mesma parceria, editou mais dois álbuns musicais, lançados em Pernambuco: "Itamaracanto" (com apoio de Editora Bagaço) e 13 "Poemas/Canções de Histórias+Estórias=HESTÓRIAS" (em edição particular).


Na foto estão, além de César Barreto, o Professor Nestor Accioly, irmão de Marcus, o contrabaixista Zé Carlos e o baterista Carlos Xavier (Nenen), ambos do grupo musical recifense SOM DA TERRA. De blusa preta, o músico, produtor musical e editor Arnaud Mattoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário