A FAMÍLIA
REVERENCIA A MEMÓRIA
DO PATRIARCA EDSON QUEIROZ,
EM SEU 98º ANIVERSÁRIO,
NA CIDADE EM QUE ELE NASCEU
Com a elegância que lhe é peculiar, o casal Igor e Aline Queiroz Barroso, presidente e vice-presidente do Instituto Myra Eliane, promoveu uma missa em ação de graças ao saudoso empresário Edson Queiroz (1925-1982) in memoriam, na noite desta quarta-feira, dia 12 de abril, em Cascavel, cidade natal do homenageado, município pertencente à Grande Fortaleza, a apenas 64 km da Capital.
A data marca o aniversário de nascimento do patriarca da família Queiroz, que, se vivo fosse, completaria 98 anos de idade. A missa foi seguida pela abertura de uma exposição de fotografias de arte de autoria de seu neto, Rodrigo Queiroz Frota, que é artista visual, mostra denominada “Fragmentos de Viagem – Ventos do Oriente”, que inaugura a “Semana da Vida, Trajetória e Legado do Chanceler Edson Queiroz”.
Edson, um empreendedor ousado e sensível, manifestava afeto pela cidadezinha praiana em que nasceu, e de onde saiu ainda criança com a família, que no início da década de 30 do Século XX se radicou em Fortaleza, mas voltou ao local de origem para fundar uma processadora de castanhas de caju, a Cascaju. “Se quiseres ser universal, começa por pintar a tua aldeia” – dizia Leon Tolstoi, o célebre escritor russo. Edson pintou.
O empresário, fundador de um império empresarial, não sofria de “sede de província”, ao contrário do que se queixava o escritor e jornalista carioca Antônio Callado, imortal da Academia Brasileira de Letras, que nascera no Rio de Janeiro e lamentava não ter uma “goiabeirinha da infância" para visitar de vez em quando, privilégio que muitos dos seus amigos desfrutavam – e Edson tinha o local da sua meninice a frequentar.
A exposição de fotografias de Rodrigo Frota, com imagens de aspectos étnicos captadas na Índia e em Myanmar, países da Ásia, foi instalada no Memorial Edson Queiroz, espaço cultural que funciona no antigo prédio de Câmara e Cadeia da cidade de Cascavel, restaurado pelo Instituto Myra Eliane, instituição benemerente criada e presidida pelo casal Igor e Aline Barroso.
A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) foi representada no evento por seu presidente, Reginaldo Vasconcelos, por seu tesoureiro Adriano Jorge, e pelo marchand Sávio Queiroz Costa, membro titular da instituição e sobrinho do homenageado.
Presente ainda o repórter fotográfico Luis Carlos Moreira, que ostenta dignidade honorífica da instituição. Igor Barroso, bem como Paula e seu marido Sílvio Frota, que são seus Membros Beneméritos.
Nas imagens, fala de Igor Barroso no Memorial Edson Queiros, e abaixo ele e Aline, o autor da exposição fotográfica, seu primo Rodrigo Frota e a mulher deste, Bruna Waleska – além de Paula e Sílvio Frota, pais de Rodrigo e instituidores do Museu de Fotografia Fortaleza – com o Prefeito e a Primeira-Dama da cidade de Cascavel, Tiago e Luana Ribeiro.
Reginaldo Vasconcelos, que foi fotógrafo e empresário do ramo fotográfico nos anos 70, comenta a boa qualidade das imagens e os aspectos do Oriente retratados por Rodrigo, cujas culturas védicas do hinduísmo e do budismo ele tanto conhece e aprecia, dos estudos de artes marciais orientais e yoga, que praticou desde a infância.
Aqui
a assinatura iconográfica do repórter fotográfico Luis Carlos Moreira, o nosso PQD, um dos profissionais que fizeram a cobertura do evento, no caso dele para a coluna Jeritza Gurgel, com empréstimo a este Blog.
Momento muito especial ao lado de queridos confrades.
ResponderExcluir