sábado, 24 de dezembro de 2022

MENSAGEM DE NATAL - Evento Nobre (PN)

 EVENTO NOBRE
Pierre Nadie*

 

“RECEBA, NESTE NATAL, A PAZ QUE OS ANJOS ANUNCIARAM ÀQUELA NOITE AOS HOMENS DE BOA VONTADE”. (Pier Giorgio Liso)


Quanta alegria inspira-nos o Natal!

Desde criança, aprendi a amar tudo o que concerne aos arranjos e preparativos do advento desse Menino, chamado Jesus, ao mesmo tempo, humano e divino. O presépio continua a me fascinar e a ansiedade dos presentes fazia-me dormir cedo e pôr os chinelos debaixo da rede. Papai e mamãe iam à missa do galo, naquela época, à meia noite. E, quando chegavam, punham os presentes debaixo de nossas redes e acordavam-nos. 

– Papai Noel acabou de passar por aqui, dizia-nos papai.

A gente pulava da rede e era uma só alegria. 

Papai deixava-nos brincar algum tempo, enquanto mamãe preparava uma frugal ceia: café e bolo. E, logo depois, íamos dormir para voltar, na manhã de Natal, a partilhar, mutuamente, com os amigos os presentes. Todavia, somente depois de participar da Missa, na Matriz ou na Catedral de nossa cidade. 

Papai Noel era um mito agradável e nos empolgava, embora soubéssemos quem nos dava os presentes. Simpática sua figura, não me substituiu a fé no Cristo, tampouco diminuiu a confiança em meus pais. 

Menino Jesus, a razão de ser do Natal. Assim, éramos doutrinados. 

Cresci e ainda gosto de Papai Noel. Ele habita meus sonhos da infância que guardo, carinhosamente, no mais recôndito de mim. O vermelho de seu traje é sinal de vida, de amor e de cuidado, tanto que é frontispiciado pela alvura da paz, da inocência, da verdade.

 

Hoje, a figura de Papai Noel, manchada pela usura comercial e censurada por religiosos, além de nos lembrar São Nicolau, vejo-o ao lado do Menino Jesus: os dois momentos extremos da vida – a criança que vem, princípio da vida, e a velhice que vai, após cumprir sua missão. O Menino inicia a história principal de nossa Salvação, plenificada na morte e ressurreição. Missão completa, céu reaberto, resgate garantido. 

Minha estima do Natal fora sempre representado pelo nascimento de Jesus e nada tem ofuscado a grandeza desse evento. 

Meus pais me ensinaram que era preciso acompanhar esse Menino, na Sua história, pois, o amor que sentíamos por Ele era bem menor que o amor dEle para com a gente. Esse Menino seria adolescente, jovem e sofreria as agruras da crucifixão para nos resgatar o Paraíso perdido. Seu nascimento, momento de alegria, se transformaria em dor de morte e morte de cruz, para, em seguida, nos empolgar e extasiar com Sua ressurreição.

O Natal é-me evento nobre e vibrante e, cada vez, amo-o mais ainda, sobretudo, porque todo seu valor advém da Ressurreição, da Páscoa de Jesus: este o seu significado maior. 

Desejo a você uma Feliz comemoração natalina, nos passos do Nazareno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário