sábado, 17 de dezembro de 2022

CRÔNICA - Um Pedaço do Ceará (WI)

Um pedaço do Ceará
Wilson Ibiapina*
 

Quem acha que São Paulo está abarrotado de cearenses não conhece o Acre. O deslocamento para o cantinho do Brasil, que faz divisa com o Amazonas, Rondônia, Bolívia e Peru começou bem antes, no século dezoito. 

O historiador Arruda Furtado diz que foram três as causas determinantes das migrações encaminhadas para o Acre. A primeira, provocada pela seca. A segunda, a atração do eldorado amazônico e, a terceira, o espírito aventureiro do cearense. 

O escritor Artur Reis registrou que “em março de 1879 já tinham entrado em Manaus mais de seis mil retirantes cearenses”. José Carvalho de Souza, que nasceu na serra da Meruoca, e que viveu mais de 130 anos, foi o cearense mais velho a habitar o Acre.  

O território boliviano virou brasileiro depois que foi invadido por seringueiros em busca de mais espaço para extrair látex. A mão de obra necessária para a expansão da fronteira e o consequente aumento das produção foi fornecida pelos cearenses que fugiam da seca e se alistavam como soldados da borracha.

 

Depois de duas  revoltas apareceu o gaúcho Plácido de Castro. Na época com apenas 27 anos de idade, liderou uma forte revolução, vencendo as tropas bolivianas, e proclamando, pela terceira e última vez, o território independente do Acre. 

O território do Acre, que depois virou Estado da Federação, continua habitado por cearenses e seus descendentes. Desse novo pedaço do Brasil saíram pessoas importantes, que se destacaram nacionalmente. Entre eles o jornalista Armando Nogueira, o poeta Thiago de Melo, o médico Adib Jatene, o Coronel Jarbas Passarinho e o ambientalista Chico Mendes.


Há pouco tempo, o cineasta Pedro Jorge de Castro foi a Xapuri fazer uma palestra. Num restaurante, o garçom puxou conversa:

– O Sr. é  de onde mesmo? 

– Sou do Ceará, respondeu o cineasta. E o garçom encerrou a conversa: 

– Ah!, pensei que fosse de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário