sexta-feira, 1 de julho de 2022

NOTA ACADÊMICA - Balanço do Semestre

 ACLJ
2022
BALANÇO DO SEMESTRE

 

Atingimos o meio do ano de 2022, passando hoje, 01 de julho, para o segundo semestre, que será marcado por grandes eventos nacionais, as eleições gerais e um certamente desportivo mundial.


ASSEMBLEIA ANIVERSÁRIA 

Depois da Assembleia de Fim de Ano, em 03 de dezembro de 2021, a ACLJ organizou e promoveu a sua 11ª Assembleia Aniversária, em 04 de maio de 2022.

Nessa solenidade, tomou posse na dignidade de Membro Correspondente da ACLJ em Porto Velho (RO) o engenheiro e empresário Maurílio Vasconcelos, foi investido como Membro Benemérito o empresário Ricardo Cavalcante, bem como agraciados com a Medalha Evaldo Gouveia os compositores Ednardo, Fagner, Fausto Nilo e, in memoriam, Belchior. 



Ao final da cerimônia a Camerata da Unifor acompanhou o Maestro César Barreto na primorosa execução de estreia do Cântico Acelejano, a “Canção da Academia”, composta para a ACLJ pelo saudoso Evaldo Gouveia, com letra de Reginald0 Vasconcelos e Potyguar Fontenele.


DIA DA INDÚSTRIA

 

A convite do Membro Benemérito Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a ACLJ se fez representar na solenidade comemorativa do Dia da Indústria, no Buffet La Maison, na noite de 26 de maio. Compareceram Reginaldo Vasconcelos, Vicente Alencar, Djalma Pinto, Rui Martinho Rodrigues, Humberto Ellery e Ulysses Gaspar, este acompanhado pela esposa.


130 ANOS DA PADARIA ESPIRITUAL

O terceiro evento a que a ACLJ esteve presente, este a convite do Dr. Lúcio Alcântara, nosso Membro Benemérito, foi a comemoração dos 130 anos da Padaria Espiritual, na manhã do dia 30 de maio, na capela do Cemitério São João Batista, campo santo em que a Academia Cearense de Letras e a Santa Casa de Misericórdia identificaram os túmulos de 14 “padeiros”, que foram devidamente restaurados. Presentes Reginaldo Vasconcelos e Vicente Alencar. 


O ponto alto da referida solenidade foi a linda performance do grupo musical do Maestro Poty (Membro Honorário da ACLJ), coral e instrumental, que executou, inclusive, o hino da Padaria Espiritual. Ao final foi distribuído um livro comemorativo à data, organizado por Regina Pamplona e Francisco José Júnior. A fotografia nos foi gentilmente cedida pela amiga Mônica Barroso, que posa ao lado do Maestro Poty. Os vídeos são de autoria do cinegrafista Roberto Bomfim.


NOITE DE AUTÓGRAFOS DE LUCIANO MAIA


No dia 31 de maio o Membro Honorário da ACLJ Luciano Maia lançou três livros de poemas no Terraço da Cultura do Ideal Clube – “Dunas”, “Odisseia do Soneto” e “Eminescu – Poeta das Distâncias Estelares”. A nossa Academia esteve presente, representada por Vicente Alencar, Altino Farias, Geraldo Amâncio e Totonho Laprovítera, sendo que três outros acadêmicos foram instados a fazer leituras dessas obras – Reginaldo Vasconcelos, Karla Karenina e Ricardo Guilherme.


RICARDO CAVALCANTE
MEDALHA DE MÉRITO PARLAMENTAR 

O Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, recebeu, na noite do dia 14 de junho, recebeu a Medalha de Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio. A comenda, entregue em sessão solene, é a maior da Assembleia Legislativa do Ceará. A ACLJ estava representada pelo Presidente Reginaldo Vasconcelos, e pelo Secretário-Geral, Vicente Alencar.

 

SARAU NA TENDA ÁRABE



Na noite do dia 28 de junho a Promotora de Justiça Elizabeba Tomé Praciano compareceu à Terça-feira Cultural da Embaixada, e foi recebida na Tenda Árabe pelos acadêmicos Reginaldo Vasconcelos e Paulo Ximenes, onde, após o jantar, sob os eflúvios de um bom vinho tinto, ouviram-se músicas, declamaram-se poemas, fizeram-se leituras, trocaram-se livros. A Dra. Elizabeba se fez acompanhar da amiga Roseana Ribeiro, taquígrafa e poetisa de João Pessoa, sua hóspede no momento. 

Previstas para o segundo semestre deste ano a outorga da Medalha Rachel de Queiroz a dez personalidades femininas do Estado, ainda em meados de julho, e o Tributo a Augusto Pontes, em que se homenageará os participantes do festival Massafeira Livre (em 1979), e os  componentes do grupo musical denominado "Pessoal do Ceará", evento previsto para o dia 17 de setembro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário