terça-feira, 12 de julho de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (11.07.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (11.07.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, sete acadêmicos.  O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ),  o Juiz de Direito aposentado,  Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Agente Comercial de Exportação Dennis Clark (Maringá - PR), o Marchant e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Poeta Paulo Ximenes e o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiro-RJ).   

 

TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira os participantes filosofaram sobre a beleza facial humana, seus fatores determinantes, seus fundamentos genéticos, a influência de concepções culturais de estética, assunto enfrentado no livro Eutimia, conjecturas filosóficas da lavra do confrade Reginaldo Vasconcelos.

Em seguida teorizaram sobre a ineficácia da vacina da Covid, que não garante imunidade. Pessoas que tomaram as quatro doses recomendadas adoecem, como denunciou ter acontecido com ele o jornalista Boris Casoy.

Wagner Coelho, que é físico-químico, considerou que as vacinas atuais foram produzidas para prevenir da primeira cepa do coronavírus, sendo inócua em relação às novas mutações do patógeno – por sorte, muito menos letais que as suas primeiras gerações.

Enquanto isso, estudos japoneses constatam que o vermífugo Ivermectina, de uso recomendado off label pelos médicos para prevenir a doença, perseguidos por outros esculápios ditos "negacionistas", que politizaram a peste e queriam circunscrever o tratamento a medidas não farmacológicas, como o uso das máscaras e o isolamento social.

Entrando pela "rodovia" dos assuntos administrativos da ACLJ, a chamada "BR" no jargão interno, tratou-se da solenidade de outorga da "Medalha Rachel de Queiroz  – Honra ao Mérito Feminino", que terá lugar no Ideal Clube no próximo dia 20, que vai agraciar seis personalidades cearenses femininas, dentre as que exercem cargos de comando e liderança, na grande empresa, na ciência, no terceiro setor, no serviço público.  

DEDICATÓRIA
 

A reunião virtual desta segunda-feira, dia 11 de julho de 2022, foi dedicada à Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço, agência federal dos Estados Unidos da América, a famosa "Nasa" – sigla que faz o acrograma da forma endônima estadunidense do nome da repartição em inglês: "National Aeronautics and Space Administration".  


  

A Nasa revelou exatamente na noite desta segunda-feira (11), exatamente durante esta reunião virtual, a primeira foto oficial feita pelo telescópio espacial James Webb. A transmissão ao vivo contou com a participação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A imagem é a mais profunda e distante feita do Universo com tecnologia infravermelha até hoje, e mostra o aglomerado de galáxias SMACS 0723. 

Segundo o site Olhar Digital, "esta primeira imagem do Telescópio Espacial James Webb da Nasa é a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo distante até hoje. Conhecida como o Primeiro Campo Profundo de Webb, esta imagem do aglomerado de galáxias SMACS 0723 está repleta de detalhes. 

Milhares de galáxias – incluindo os objetos mais fracos já observados no infravermelho – apareceram na visão de Webb pela primeira vez. Esta fatia do vasto universo cobre um pedaço de céu aproximadamente do tamanho de um grão de areia segurado no comprimento de um braço por alguém no chão”, diz o texto divulgado pela agência".

Enquanto o mundo enfrenta novamente um insano surto comunista, e ensaia de novo a filosofia libertina e hedonista que norteava a cultura greco-romana na antiguidade, tendendo a fazer retroceder a sociedade na direção do caos, os cientistas da Nasa prospectam o Universo em busca de revelar os seus mistérios mais profundos.

É de se imaginar o que pensaria um marciano visitante que chegasse à Terra pela noite e vislumbrasse um grande edifício moderno de uma das metrópoles do planeta, obviamente projetado e construído pelo homem, e, ao mesmo tempo, observasse um morador de rua mendicante que lhe dormisse na calçada.

"Este colosso de engenharia é um exemplo da grande obra que o ser humano realiza, e este é um representante dessa espécie!?" – certamente o alienígena pensaria estupefato. 

Pois o mesmo animal racional que produziu o avião, a televisão, o computador e o aparelho celular, e que já vai evoluindo para a tecnologia 6-G, e que consegue salvar pessoas pelo transplante de órgãos, e que já debelou alguns tipos de câncer que se consideravam incuráveis – avanços que os adultos de hoje não conheciam em sua infância – esse mesmo animal ainda se consome pelo uso de drogas viciantes, e se mata pelas ruas das cidades, e promove morticínios horrendos em guerras sanguinárias. "Ó mundo tão desigual. Tudo é tão desigual" – diz a letra da canção "A Novidade", de Gilberto Gil. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário