quinta-feira, 14 de abril de 2022

RESEHA - Reunião Virtual da ACLJ (13.04.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (13.04.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta quarta-feira, que teve duração de uma hora, seis acadêmicos e um convidado especial. O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agrônomo e Professor Luiz Rego Filho (Do volante do seu carro, em Rio das Ostras - RJ), o Especialista em Câmbio e Comercio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro - RJ), o Arquiteto e Artista Plástico Totonho Laprovitera, o Empresário e Bibliófilo José Augusto Bezerra, o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes, o Magistrado Emérito, Professor e Advogado Aluísio Gurgel e o Advogado Betoven Oliveira.

Esta reunião teve a característica curiosa de, por acaso, não contar com os seus participantes mais assíduos, entretanto ter recebido alguns dos menos frequentes e de outros que se haviam retraído por razões particulares.  
  


TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta quarta-feira os participantes se dedicaram ao  extenso tema dos preparativos da Assembleia Geral Aniversária da ACLJ, prevista para a noite do dia 04 de maio. 


A referida Assembleia Geral será comemorativa aos 11 anos de instalação da ACLJ, oportunidade em que tomará posse como 21º Membro Benemérito o empresário Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o 10º entre os que se mantêm ativos  subtraídos os saudosos e sempre lembrados Membros Beneméritos Históricos, que fizeram a passagem para o Éden, e os que não se afeiçoaram ao convívio social da Entidade.

Na mesma oportunidade, será outorgada a Medalha Evaldo Gouveia aos quatro  mais ilustres compositores cearenses contemporâneos, o Raimundo Fagner, o Ednardo, o Fausto Nilo e Belchior (in memoriam).

 

A ACLJ instituiu comendas tendo como paraninfos os dois acadêmicos veteranos da ACLJ falecidos no recesso da pandemia, Augusto Borges e Evaldo Gouveia, o primeiro deles a Medalha Comunicador Augusto Borges, entregue em dezembro último a três grandes jornalistas cearenses – Arnaldo Santos, Lúcio Brasileiro e Cid Carvalho  – e o outro a Medalha Evaldo Gouveia, destinada aos seus principais colegas de trabalho conterrâneos.

Stênio Pimentel, na sequência, narrou de como combateu contra uma Kombi desgovernada que o atacou sobre a calçada, na segunda-feira passada, no Rio de Janeiro, episódio em que, em defesa da sua mulher que o acompanhava, Dona Thereza, ele se manteve na linha de fogo, enfrentando ainda uma árvore centenária e levando a nocaute a sua mureta protetiva. Ave Stênio! 



Aluísio Gurgel performou musicalmente, cantando um samba de sua autoria que acabara de compor, intitulado "Deu em Samba". Aluísio é poeta bissexto e exímio violonista, embora, como confessou, tão pouco tem praticado que já não tem mais calos nos dedos.
 

Deu em samba

 Ingrato aquele amor que te pediu

Um tempo prá dizer se ainda voltava

Juntou as catrevagens e sumiu

Deixando indecisão em quem amava

 

A dor, num respeitável cumprimento

Chegou e fez-se boa companheira

Doeu até o fim do sofrimento

Foi como se doesse a vida inteira


A lágrima escorrida pela face

Deixou mitigação ao que bastasse

Criou um apanágio prá razão

“O ingrato só merece a ingratidão!” (bis)


José Augusto Bezerra relatou o trabalho intelectual e jornalístico que tem executado para a TV Assembleia, um documentário sobre os 200 anos da Proclamação da República, coordenado pela jornalista Ângela Gurgel, e sob o comando do nosso confrade Arnaldo Santos, Diretor daquela emissora. 

José Augusto também informou sobre a exposição denominada "100 Anos da Semana de Arte Moderna" que está em curso no Espaço Cultural Unifor, tendo-se decidido programar uma visita coletiva da ACLJ a essa mostra.   


DEDICATÓRIA
 

A reunião virtual desta quarta-feira, dia 13 de abril de 2022, foi dedicada ao poeta cearense Carlos Emílio Corrêa Lima, Doutor em Letras, agitador cultural, frequentador eventual das Terças Culturais da Embaixada da Cachaça, falecido no dia 02 de abril, aos 66 anos. Boêmio notório, Carlos Emílio tinha a marca biográfica de ser filho da Miss Ceará e Miss Brasil Emília Barreto Correia Lima, eleita no ano de 1955, também falecida neste ano de 2022 (04 de fevereiro). 


   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário