sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FAUSTO NILO NO VISÃO POLÍTICA




Evaldo Gouveia
Até os anos 60 não havia muitos cearenses nacionalmente projetados na área da música, além do confrade Evaldo Gouveia, compondo canções românticas de grande sucesso, em pareceria com o capixaba Jair Amorim, geralmente na voz de Altemar Dutra, e Humberto Teixeira, letrista regular do pernambucano Luiz Gonzaga. Ninguém bastante identificado com o Estado do Ceará que fanatizasse as multidões.



Então surgiu no cenário nacional um grupo de jovens compositores e intérpretes oriundos de Fortaleza, que a mídia rotulou de “Pessoal do Ceará”, aproveitando a expressão usada por eles como subtítulo do primeiro disco que publicaram, intitulado “Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem”.












O termo “pessoal”, largamente utilizado por aqueles rapazes e moças cearenses, como por toda a população do nosso Estado, causava estranheza aos sudestinos de então, que ainda preferem referir “às pessoas”, ou aplicar o coletivo “galera”, conforme consignado no livro virtual “Dialeto Cearense”, do confrade Reginaldo Vasconcelos, que se pode acessar em link inserido neste Blog. A palavra “pessoal” é usual no Brasil inteiro como adjetivo, na acepção de “próprio”, “individual”, “particular”.  

Naquele grupo de jovens artistas cearenses se inseria o intelectual Fausto Nilo Costa Júnior, letrista primoroso, hoje com mais de 400 composições musicais, feitas em parceria com mais de 100 compositores do Brasil inteiro, muitas delas celebrizadas na voz dos mais renomados cantores do país, em cerca de 500 gravações. Ele está completando 40 anos como compositor profissional.

Mas Fausto Nilo, que é Membro Honorário da ACLJ, também é arquiteto e urbanista de grande talento e prestígio, e nessa condição tem feito grandes intervenções nos principais logradouros de Fortaleza, como a Praça do Ferreira, a Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião e o Centro Cultural Dragão do Mar, alguns desses projetos em parceria com colegas arquitetos.




























Neste momento em que a cidade reclama soluções para a chamada “mobilidade urbana”, tendo em vista estar Fortaleza incluída entre as sedes do próximo campeonato mundial de futebol, e já estar instalado verdadeiro caos no tráfego local de veículos, Fausto Nilo foi convidado pela produção do Programa Visão Política, pela FGF TV, Canal 14 da NET, para dar sua opinião abalizada sobre o tema, na edição que vai ao ar na próxima semana.
Os debatedores Rui Matinho Rodrigues e Djalma Pinto, com  o convidado
Fausto Nilo, durante a gravação



Esta será a última edição do Programa Visão Política sob a interinidade do confrade Reginaldo Vasconcelos, tendo em vista que na semana seguinte reassumirá suas funções o seu produtor e apresentador titular, o jornalista e sociólogo Arnaldo Santos, que chefia a equipe de debatedores do programa e que se ausentou do Brasil por quatro meses para um curso de especialização em Nova Iorque.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário