A POESIA DA SERRA AZUL,
DO SEU MUSEU,
E OS SEUS MENTORES.
O
jornalista e documentarista Roberto Bomfim, que integra a ACLJ em sua Arcádia Alencarina, e também o Instituto
do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), é o atual Presidente do Museu
Arqueológico Tertuliano de Melo, localizado na Fazenda Coité, no Distrito de
Serra Azul, no Município Cearense de Ibaretama.
O acervo do museu começou a ser reunido por Tertuliano de Melo Neto, proprietário da fazenda, em cuja região ocorrem muitos achados arqueológicos legados por autóctones antigos, e os foi catalogando e colecionando em espaço próprio do seu imóvel pré-serrano.
Acolitado por Roberto Bomfim, Tertuliano, de epíteto carinhoso Neto Melo, fundou a instituição, mas infelizmente faleceu um ano atrás, deixado ao seu parceiro a direção da entidade museológica que instalaram.
Agora Bomfim tem a gentil iniciativa de lançar um primoroso libreto que traz toda a poesia do ambiente telúrico e cultural da Serra Azul, colhendo inspirados poemas de jovens envolvidos no projeto do museu.
Naturalmente dedica esse trabalho a Neto Melo in memoriam, e encerra a galeria lírica e beletrista do libreto com uma peça poética primorosa do acadêmico cearense imortal Virgílio Maia, que enfeita e enobrece a contracapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário