OBRA DE
ENVERGADURA
[“Talvez o Sussurro Tenha Nascido antes dos Lábios...”]
Vianney Mesquita*
A Ciência é uma esplêndida
decoração para a sala superior da pessoa humana, se esta possuir, no rés do
chão, boa dose de bom senso.
(Oliver
Wendell HOLMES – jurista e filósofo estado-unidense. Boston, 8.3.1841;
Washington, 6.3.1935).
Neste volume de alteado valor acadêmico e colossal significância
humana, o Autor expressa, para um contingente receptivo bem maior, os
resultados da sua investigação doutoral, sustentada e aprovada, suma cum
laude, junto à Universidade Estadual do Ceará – UECE, uma das maiores
instituições públicas do Brasil.
O ensaio sob relatório, neste passo, em livro físico de massudo continente e espesso teor científico, exprime o conhecimento da dimensão subjetiva, concernente à vulnerabilidade social dos atuantes-mores no chão da sala de aula, como condição e método para um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos e histórico-críticos à formação docente.
Remansa, com habilidade manifesta, na sua excelentemente aparelhada manière d’ecrire, o fato de que, sem isso, a atividade formativa não logra, sob o ponto de visão crítico, desembarcar nos contextos históricos e sociais que demarcam os processos educacionais.
Com este desiderato, a obra materializa a ideia de compreender, ao clarão da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, as significações da vulnerabilidade social no perímetro da constituição docente em contexto de formação continuada de professores e professoras do sistema oficial de ensino no âmbito do MUNICÍPIO DE MANAUS, haja vista a elaboração de proposições em direção a uma Didática/Pedagogia de ações denotativas e transformadoras dessa formação.
No conjunto de matérias aqui examinadas, com efeito, o Professor Doutor Saulo Vieira Cavalcante da Silva adiciona três alegações acessórias para a inteligência da tese central, concorrentes para a justificativa e a síntese dos objetivos específicos, consoante apostas na sequência:
a) os docentes manauaras, em maioria, procedem da realidade dos estratos populares e vivenciam ou vivenciaram estados de fraqueza social;
b) os estudos sobre esse padrão de prontificar ensinantes no Brasil não experimentam sinais relevantes acerca do estado de vulneração social suportada por docentes, muito menos discutem sobre a influência negativa em suas atividades e desenvolvimento profissional; e
c) os cursos de formação continuada para o contingente professoral da Secretaria Municipal de Educação da Capital amazonense não consideram as condições objetivas materiais, tampouco as significações da vulnerabilidade social docente em suas proposituras de trabalho, o que ajuda a conduzir para uma reprodução fetichizada das concepções de mulher/homem e mundo difundidas pelos ideários educacionais neoliberais.
Sob a conceição verdadeira e relatada com clareza pelo Escritor, a matéria complexa do objeto de estudo provoca uma óptica orientada na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético, de Frederico Engels e Carlos Marx, especificamente, estratégias ligadas à Pesquisa-Formação, exprimidas nas fases ditadas à continuidade.
1) Estudo exploratório – revisão sistemática de literatura, demanda survey e procura documental;
2) Identificação e articulação das informações;
3) Aprofundamento e síntese; e
4) Ampliação.
Os períodos 2, 3 e 4, a seu turno, integram o que é conhecido na literatura própria como Atividade Organizadora de Pesquisa-Formação (AOPEF), com base nas ideações sobre os Fundamentos da Didática Histórico-Critica e nas pesquisas que envolvem a Atividade Orientadora de Ensino, integrando-as à modalidade de análise dos Núcleos de Significação.
No decurso do ensaio-survey, este contabilizou 100 professoras e professores, e, nas fases subsequentes, 20 de ambos os sexos, vinculados [as] à Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Os exames na Tese realizados revelam a confirmação da tríade de alegações mencionada há pouco, exprimindo as significações estabelecidas pelo contingente partícipe do experimento, seus prováveis influxos na laboração educativa e proposições didáticas pertinentes na realização de um trabalho emancipador.
Por meio dessas nossas enunciações, malgrado lábeis e incompletas, bem assim pela via dilatada da maximum opus do Prof. Dr. Saulo, proveniente da Tese de Doutorado, é dado ao leitor cuidadoso e diligente entrever a relevância e a indescartabilidade de estudá-la com extremado cuidado e pretendido vigor, a fim de dessentar-se de sua avidez pelas novas lições vinculadas às Ciências da Educação.
Eis, em tal vertente, água de excelsa qualidade.
Sorva à saciedade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário