quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

NOTA ACADÊMICA - Tales Montano Presidente da ACL

 TALES MONTANO
PRESIDENTE
DA
ACL

  

Neste dia 24 de janeiro tomou posse na presidência da Academia Cearense de Letras – a mais antiga do Brasil  o empresário e educador Tales Montano de Sá Cavalcante, em concorrida solenidade no Palácio da Luz – o grande silogeu alencarino.

Tales sucede ao médico e político Lúcio Gonçalo de Alcântara – sucessivamente Deputado Federal, Senador da República, Prefeito da Capital e Governador do Estado, como também ex-presidente do Instituto do Ceará (a nossa mais antiga instituição cultural) – Histórico, Geográfico e Antropológico – e Membro Benemérito da ACLJ.

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) esteve representada oficialmente por seu presidente Reginaldo Vasconcelos e por seu Secretário-Geral Vicente Alencar.

Também estavam presentes, entre os convidados, os Membros Beneméritos José Augusto Bezerra, Presidente Emérito da ACL, e Ricardo Cavalcante, Presidente da Fiec (à esquerda de Cândido Albuquerque) – e o Membro Honorário Ricardo Guilherme, jornalista, poeta, ator e dramaturgo. 


A Mesa de Honra foi composta pelos presidentes transmitente e empossando, Lúcio e Tales, pelo Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Durval Vasconcelos Maia, pelo Deputado Federal Artur Bruno, pelo Presidente do Instituto do Ceará, General Júlio Lima Verde e pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal Cândido Albuquerque, Membro Titular Fundador da ACLJ.

 

O grande destaque do evento foram o belo discurso de passagem do cargo proferido pelo Dr. Lúcio Alcântara, e  a fala do empossado Tales de Sá Cavalcante, aplicando uma retórica lúdica e criativa, sem deixar de ser lírica e erudita ao mesmo tempo.

Entre os convivas, o jornalista veterano Lúcio Brasileiro, que detém o recorde mundial de atividade jornalística ininterrupta, militando na imprensa cearense continuamente já há 70 anos. 

Lúcio é Comendatário da ACLJ, que lhe outorgou a Comenda Governador Parsifal Barroso quando de seu Jubileu de Diamante no jornalismo, ao completar 60 anos de profissão, como também lhe agraciou com a Medalha Comunicador Augustos Borges, em 2021.

 

Também disse presente o jornalista e artista plástico Hermínio Castelo Branco, o famoso cartunista Mino, Membro Benemérito da ACLJ, uma das pessoas mais queridas da sociedade cearense. 

Ao receber o troféu Sereia de Outro neste ano, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, Mino fez o Teatro José de Alencar lotado explodir em aplausos e vivas carinhosos.

A cerimônia foi organizada pela Diretora Adjunta da ACL, Cláudia Queiroz, e conduzida magistralmente pela Diretora Administrativa Regina Fiúza, como Mestra de Cerimônia (à direita de Ricardo Guilherme). 

À solenidade seguiu-se coquetel, no salão principal do Palácio da Luz, embalado com boa música ao vivo, sob a  coordenação do Maestro Poty Fontenele – Membro Honorário da ACLJ. 

As fotos são do repórter fotográfico Luiz Carlos Moreira, também Membro Honorário da ACLJ.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário