segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

ENSAIO - Brasil Sem Título (MB)

Brasil sem título
Manoela Bacelar*

 

Peço licença para escrever a partir da fronteira da minha ignorância, com reverência aos indígenas e aos africanos, desencarnados em terras brasileiras, e aos seus descendentes. 

Brasil, colônia portuguesa, Século XVIII. A Capitania de São José do Piauí é desmembrada dos domínios da Bahia, em 1715, para anexar-se às terras do Maranhão, de onde é desvinculada três anos mais tarde, por decisão de D. João V. Mantém-se, contudo, subordinada à administração do Maranhão por mais quarenta anos, quando então toma posse João Pereira Caldas, seu primeiro governador, em 1758. O bispado de Pernambuco exerce alguma ingerência político-religiosa sobre seus habitantes, durante o período. 

A cena histórica narrada nos mostra baianos, maranhenses e pernambucanos disputando poder e território nos sertões do que hoje chamamos Piauí. Ao cenário, subjaz a dupla tragédia humana da opressão no Brasil, raiz que, com suas especificidades, faz do nosso país um lugar muito desigual: (1) a opressão contra os autóctones da Pindorama[1], a quem chamamos de indígenas; e (2) a opressão contra os extirpados de seus lares transatlânticos, os negros africanos escravizados.    

  



[1] Pindorama, supostamente como chamavam o Brasil em tupi, quer dizer “terra de palmeiras”.

ACIONE O LIMK ABAIXO PARA ACESSAR O INTEIRO TEOR

https://drive.google.com/file/d/11GmHySBIVUPf9Cmd3l-1HSVeQB2OGfIz/view?usp=sharing


Nenhum comentário:

Postar um comentário