sábado, 12 de março de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (12.03.2022)

REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (12.03.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual deste sábado, que teve duração de uma hora, sete acadêmicos. O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos,  o Professor, Teólogo e Latinista Pedro Bezerra de Araújo, o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Maricá - RJ), o Engenheiro e Empresário Maurílio Vasconcelos (Porto Velho - RO), o Radialista Vicente Alencar, e o Advogado e Sionista Adriano Jorge (da Fazenda Três Corações, em  Morada Nova).


Simbolicamente presente, porque justificou previamente a sua ausênciao Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, preparando viagem profissional ao Chile, onde participará de conferência, conforme acima comprovado. 

 


TEMA DE ABERTURA


Reginaldo Vasconcelos abriu a reunião virtual da ACLJ deste sábado abordando a visita do Sr. Ministro da Educação, o Advogado e Pastor Presbiteriano paulista Milton Ribeiro, que veio ao Ceará fazer a entrega simbólica de R$ 21 milhões ao Magnífico Reitor Cândido Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Membro Titular da ACLJ  verba destinada a reformas nos campi do Pici e de Sobral. As imagens são da fotógrafa Bia Bley.


O Presidente Reginaldo comentou a recepção do Ministro, do Reitor e do Presidente da Federação das Indústria do Estado do Ceará (Fiec), Empresário Ricardo Cavalcante, pelo casal Ana Maria e Beto Studart, nosso Membro Benemérito.


O casal ofereceu um jantar em sua casa em torno das referidas autoridades, festim de que participaram amigos dos anfitriões – o Barão Lauro Chaves e sua Ana D'Aurea, o Empresário Cláudio Targino, o Educador Ednilton Soárez, o Gráfico Chico Esteves, os Médicos Glauco e Cláudia Lobo – ele Vice-Reitor da UFC – e o próprio Presidente da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos, acompanhado por sua neta Júlia Vasconcelos Studart além de membros da Reitoria da UFC e da Diretoria da Fiec. 





Na oportunidade Beto Studart agradeceu ao Professor Doutor Cândido Albuquerque o merecido titulo de Doutor Honoris Causa da UFC de que é recipiendário, como também foi comunicado oficialmente ao Empresário Ricardo Cavalcante que ele foi eleito à dignidade de 21º  Membro Benemérito da ACLJ, por indicação e proposição de Beto e Cândido, respectivamente, com eleição unânime pela Decúria Diretiva  investidura de que tomará posse em solenidade do dia 04 de maio, no Palácio da Luz.


 OUTROS TEMAS ABORDADOS

Vicente Alencar, sempre "elleryzando", lamentou que o pesquisador cearense Ésio de Sousa  escreveu o livro "Presença do Café no Ceará", e ainda não editou a obra por falta de patrocínio – tendo Reginaldo sugerido que ele procurasse o Grupo 3 Corações, empresa cujo "carro chefe" é a industrialização de café. Vicente registrou também que o Dia Mundial da Poesia é 21 de março, data consagrada pela Unesco em 1999.

A propósito de café, Sávio Queiroz exibiu o seu requintado canto de café no seu apartamento, com todos os implementos necessários para um expresso de boa qualidade. 


A propósito da Medalha Evaldo Gouveia, instituída pela ACLJ para homenagear o saudoso compositor cearense, que era Membro Benemérito – e com essa láurea distinguir os três maiores compositores cearenses vivos,  Maurílio Vasconcelos comentou que, coincidentemente, foi contemporâneo e tem relações cordiais com os três agraciados – Raimundo Fagner, Ednardo e Fausto Nilo, razão pela qual virá de Rondônia para assistir à solenidade de outorga, em 04 de maio próximo, em Fortaleza.  

DEDICATÓRIA 

A reunião virtual deste sábado, dia 12 de março de 2022, foi dedicada ao Empresário Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), pela profícua gestão da entidade, bem como pela grande colaboração institucional que dispensou à UFC e ao Governo do Estado no combate à Covid-19 durante a pandemia, notadamente no desenvolvimento do "Elmo", revolucionário equipamento concebido e projetado por cientistas cearenses para substituir o traumático procedimento de intubação respiratória.

Além disso, Ricardo Cavalcante é o mais novo Membro Benemérito da ACLJ – a mais elevada distinção da Entidade – indicado e proposto pelos confrades Beto Studart e Cândido Albuquerque, em reconhecimento de sua disponibilidade e colaboração para com esta instituição lítero-jornalística, dignidade  da qual já foram detentores nomes como Yolanda Queiroz, Ivens dias Branco e Airton Queiroz, dentre outros ícones do mecenato cearense já falecidos – e que também ostentam Igor Queiroz Barroso, Lúcio Alcântara, José Augusto Bezerra e o próprio Beto Studart.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário