domingo, 27 de março de 2022

NOTA ACADÊMICA - Reunião Especial (Dez Homens e Uma Setença)

 DEZ HOMENS 

UMA SENTENÇA*


Neste chovido sábado, 26 de março, se viabilizou a reunião presencial da ACLJ, na Tenda Árabe, com a participação de sete acadêmicos: Rui Martinho Rodrigues, Vicente Alencar, Reginaldo Vasconcelos, Sávio Queiroz Costas, Altino Farias, Adriano Vasconcelos e Humberto Ellery.



Desta vez, a dificuldade foi para os participantes virtuais, em virtude da instabilidade da Internet. De toda maneira, ainda compareceram três dos nosso confrades algurais: Wilson Ibiapina (Brasília-DF), Stênio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ) e Murílio Vasconcelos (Porto Velho-RO).

Porém, os três acadêmicos se conectaram por via digital, embora precariamente, com o Presidente Reginaldo, e Wilson Ibiapina apresentou a moção de que fosse incluído o compositor Rodger Rogério entre os agraciados com a Medalha Evaldo Gouveia, a ser outorgada pela ACLJ, no próximo dia 04 de maio, aos artistas sônicos Raimundo Fagner, Ednardo e Fausto Nilo.


Essa mesma ponderação já fora apresentada pelo confrade Ulysses Gaspar, que ainda incluía em sua proposta a extensão da homenagem a outros nomes do dito "Pessoal do Ceará", como os das cantoras Teti e Amelinha, bem como, in memoriam, ao do saudoso Belchior, cuja filha caçula, Vannick, recentemente se lançou como cantora.

O Presidente Reginaldo esclareceu ao Ibiapina, como já fizera ao Ulysses, que a Decúria Diretiva instituiu a Medalha Evaldo Gouveia, cujo paraninfo é o maior compositor cearense, que se projetou nacionalmente, destinada especificamente aos três compositores cearenses vivos que também lograram obter renome nacional – e que, por isso mesmo, tiveram conexão pessoal com Evaldo Gouveia.

Mas o pleito dos dois acadêmicos, que não é desprezível, será aproveitado pela Decúria Diretiva, organizando para a próxima Assembleia Geral de Fim de Ano uma homenagem especial a todo o "Pessoal do Ceará"  – inclusive Belchior, que a cantora Vannick poderá representar. Desde logo foram nomeados curadores oficiais do projeto os confrades Ulysses Gaspar e Wilson Ibiapina, que têm relações pessoais com os homenageados.

 
Na reunião presencial deste sábado foram discutidos detalhes do roteiro cerimonial da solenidade do dia 04 de maio, bem como, como é tradicional, foi submetido ao colegiado o discurso que será proferido pelo Presidente na abertura do evento.

A experiência gastronômica se consistiu em uma saborosa macarronada a Gravojoma: espaguete grano duro ao molho de camarão, flavorizado com conhaque e vinho do Porto, saborizado com limão e manjericão, servido com torradas gratinadas.


 

 *Paródia do título para o Brasil da peça cinematográfica americana "12 Homens e Uma Sentença", produzida em 1957 (12 Angry Men), dirigida por Sidney Lumet e roteirizado por Reginald Rose. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário