sábado, 30 de abril de 2016

ARTIGO - Sufoco (RV)

SUFOCO
Reginaldo Vasconcelos*


O País pensante suspendeu a respiração nesta última semana. A expectativa com o processo de impeachment de Dilma Rousseff está sufocando de ansiedade as multidões que querem o afastamento dela urgentemente, conforme manifestaram nas ruas, enquanto o medo da derrota está deixando arroxeado o grupo ideológico que a idolatra.

Mas estão absolutamente cianóticos os milhares de militantes de esquerda, que aparelham os órgãos públicos por mais de treze anos, e que se nutrem nas tetas gordas do Governo. Esses estão caindo em depressão cada vez mais profunda, a cada tento marcado pelo movimento “Fora Dilma” – a própria Dilma puxando essa triste procissão.

A comissão de senadores que trabalha para produzir um relatório, admitir a denúncia e abrir a fase decisória do processo, causando o imediato afastamento da Presidente lulupetista do Palácio do Planalto, segue realizando audiências em ritmo frenético, para cumprir o cronograma.

Nessas audiências, meia dúzia de parlamentares da ala governista, como um Exército de Brancaleone, luta com unhas e dentes para enfrentar a grande maioria de opositores, todos muito mais preparados e fluentes, que já declararam seu voto favorável à condenação da Presidente.

E será necessário que se estabeleça apenas a maioria simples – metade mais um – para a vitória de uma das teses confrontadas: Houve ou não crime de responsabilidade? Enfim, a Presidente responde ou não pela nefasta “contabilidade criativa” que o seu governo praticou?

Mas é hercúlea a tarefa dos que nesse embate representam a “Liga da Justiça” – aquela associação de super-heróis criada pela indústria dos quadrinhos e do desenho animado, que visa salvar o mundo e proteger a humanidade de seus vilões e de suas apocalípticas mazelas.

Para começar, esses senadores “do bem” foram jungidos a considerar como “causa de pedir” deste processo única e tão-somente dois itens, no meio de toda a continuidade delitiva e das conexões criminosas que estão demonstrados na denúncia original.

Fazendo uma analogia, é como se depois de uma enorme chacina, configuradas na denúncia materialidade e  autoria, o juiz fosse obrigado por forças estranhas a julgar unicamente se um dos tiros constatados no exame cadavérico, em meio a tantos outros, teria saído mesmo da arma do Réu, e se não teria sido acidental, e se aquele único ferimento teria tido mesmo letalidade, ou se a específica lesão fora ou não fatal, para com base somente nisso condenar ou absolver.       

Então, está visto que, não obstante a superioridade numérica de três para um, e da maior musculatura argumentativa dos antigovernistas que compõem a Comissão do Senado, estes têm que enfrentar a peçonha do Charada, do Pinguim, da Mulher-Gato, do Curinga, do Duende Macabro – gente que joga sujo, que dissimula, que tumultua, que faz reféns, que chantageia.

É notar o que fez o Senador Telmário Mota, que faz parte da Comissão e é contra o impeachment, ao apresentar questionamentos à autora do processo, Dra. Janaína Paschoal, convidada a prestar esclarecimentos sobre os termos da denúncia. 

Depois de ler as perguntas técnicas que sua assessoria produziu – pois pelos erros gramaticais que comete na fala já demonstra as suas limitações redacionais – ele referiu-se de maneira absolutamente impertinente a um determinado cliente da Dra. Janaína – um certo agente público que teria investido institucionalmente contra o Lula em algum momento, e que presentemente estaria respondendo por suposta agressão à esposa (conduta que se atribui a outra mulher da família), sob o patrocínio técnico da referida advogada. Vade Retro!

Ora, Telmário fez assim uma manobra odienta, à altura de sua aparência, cabível ao Curinga, nas suas lutas inglórias contra o Batman.    

Assim é que o grupo político no poder, envolvido até o pescoço em escândalos financeiros, com diversos membros investigados, denunciados, condenados, presos, objetos de irrefutáveis delações de comparsas e de induvidosas interceptações telefônicas legais – e que afinal levou o País à bancarrota – conseguiu restringir seu delito a ser escrutinado a duas simples manobras contábeis ilegais.

Mas como isso é possível, se o povo está contra o Governo em altíssima porcentagem, se a crise econômica e ética é aguda e insofismável, e se a maioria do Parlamento quer o impeachment? Ora, isso é possível porque não há ruptura institucional, o processo segue os trâmites legais  e a chefia de cada um dos três poderes da República ainda está contaminada pelo DNA lulopestista. Isso possibilita tecnicalidades golpistas contra o bom direito, exatamente contra a tese dos que são indevidamente acusados pelos petistas de "dar golpe” no Governo

Senão vejamos: Os presidentes da Câmara e do Senado, que estão na linha de sucessão presidencial, e assim continuarão, além da sua influência na recepção da denúncia, estão envolvidos em crimes relacionados ao grupo demissionário, do qual foram aliados por anos, ainda poupados pela Justiça – todos do mesmo partido político a que pertence o prócer que assumiria o “mandato tampão” em função do impeachment.

Por seu turno, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, de quem se devia esperar isenção absoluta, nos padrões da “mulher de César”, foi nomeado por Lula da Silva, com quem sabidamente tinha e mantém relações pessoais – teve encontro pretensamente secreto com a Presidente da República em Portugal – e foi citado, entre outros Ministros do Tribunal, em delações e gravações judiciais de ligações telefônicas trocadas entre bandidos do Governo.


A Nação brasileira assiste assim a uma luta renhida e sangrenta do bem contra o mal, da qual depende o seu futuro – que mesmo na vitória da boa causa será duvidoso  mas que na hipótese inversa continuaria induvidosamente muito mau.  

O adversário é tinhoso, mente, sofisma, joga sujo – uma hidra com cabeças ofídicas das quais algumas redivivas sobrevivem. Então, mesmo contando no Senado com os super-homens do bom-senso, precisamos ainda de proteção mística especial. Então vale orar muito e rogar, como diria Vianney Mesquita, que Deus se apiade de nossas almas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário