PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA
Vianney Mesquita*
Um pobre são, e alentado de forças, vale mais do que um
rico fraco, e atormentado de doenças. A saúde da alma em santidade de justiça é
melhor do que todo ouro e prata, e o corpo robusto vale mais do que imensos
bens. Não há riquezas maiores do que as da saúde do corpo, nem contentamento
que seja igual à alegria do coração. (ECLO., 30-14, 15-16).
Reiteram-se
nos derradeiros anos, sem explicação plausível para a ocorrência (porquanto,
nas mais das vezes, espécimes distantes das nossas linhas de exame), os
convites para que descerremos o conteúdo de obras com teor didático-científico
lavradas na ambiência acadêmica, procedentes de tarefas formais de programas de
mestrado e doutorado, resultados de experimentos laboratoriais, artigos,
relatórios de pesquisas e escritos assemelhados, produzidos na contingência
universitária do Ceará, todos eles, afortunadamente, de supina qualidade.
A
verdade referida por derradeiro – convém dizer, e com o máximo regozijo – é
denotativa do estudo adrede, sério e denodado desenvolvido pelo nosso alto clero acadêmico, ao entregar para a
comunidade científica mais alargada, configurada nos receptores afins às
matérias, de outros Estados-Membros do Brasil, bem como do Exterior, um
conjunto de saberes sistematizados, tomados pela observação, identificação,
busca e explicação de certas categorias de fenômenos e fatos, acolhidos com
supedâneo no método e na razão.
Muito
nos envaidece e honra, portanto, o fato de nos solicitarem juízos apreciativos
de suas produções. Não empregamos como prática denegar essas instâncias,
porquanto, nas mais das vezes, são escritos de boa qualidade, restando difícil,
impossível honestamente, a respeito deles proceder a comentários desairosos,
porquanto seus teores não permitem contra si o assaque de inverdades. Recusamos, entretanto – e para não
inventar fingidos aplausos tampouco repreender por defeitos – quando o material
é deseixado das prendas literocientíficas mínimas exigíveis de textos que tais,
mormente se provier de institutos de ensino, pesquisa e extensão.
No
concernente à forma da seleta de escritos, a qual configura o continente de organização
desta antologia na grande área da Educação e da Saúde, intitulada Promoção da Saúde nos Espaços Educacionais,
do qual fazemos notas com ingente prazer, já experimentamos a chance de nos
exprimir adepto e defensor da junção temática, no continente livro, de condensações, artigos, crônicas,
resenhas, ensaios, recensões, editoriais e outras taxinomias de textos
elaborados como tarefas oriundas do trato universitário.

Promoção
da Saúde é matéria de relevo, cujo zênite do debate, em virtude da sua
relevância, sucedeu em 1986, na Conferência de Otawa, realizada pela OMS, de
onde procedeu a Carta do mesmo nome, documento-chave para várias promoções da
espécie, extensão de outros encontros afins, como, v.g., o evento cimeiro sobre Cuidados Primários, acontecido em
Alma-Atá, no Cazaquistão, em 1978. No entendimento do que foi expresso na
mencionada Capital do Canadá, a noção de promover saúde radica em habilitar as
pessoas e comunidades em geral – no caso do recheio do livro sob relação, com
programas junto às escolas - reunindo as grandes áreas de Educação e de Saúde –
para que mudem as condições determinativas de saúde, em proveito da qualidade
para a higidez global de cada pessoa, sem que isto queira dizer apenas ausência
de doença, para o que a Organização Mundial de Saúde – OMS pede que se atente.
A
coletânea sob comento engloba uma diversificada subtemática extraída das
taxinomias de Promoção da Saúde, conformada por nada menos do que 18 capítulos,
da colheita plural de 55 autores, a maioria do Brasil – e do Ceará, contando
com investigadores espanhóis e reunindo profissionais de setores diversificados
da Saúde, bem assim de Educação e áreas outras do conhecimento, como, e.g., Administração de Empresas, Matemática,
Filosofia e Biologia.
Os
textos das quase duas dezenas de ensaios que perfazem este Promoção da Saúde nos Espaços Educacionais procuram circundar, o
máximo possível, a pauta de assuntos vinculados à Promoção da Saúde em
aplicação na seara educacional, com vistas a concertar o desiderato da
prefalada Carta de Otawa, de capacitar a sociedade, via escola, a fim de transmudar
as circunstâncias determinantes de saúde em proveito da higidez completa de
cada qual, isto é, não apenas a inexistência de patologias, mas na intenção de
lograr a realidade de uma pessoa sem doença e, acrescidamente, feliz, conforme
intenta a OMS e consoante todos
aspiramos.

Desta
sorte, sob o prisma da verdade científica e na óptica real e prática da
consorciação das atividades da Educação e da Saúde, esta seleção de escritos
científicos constitui repositório de relevo a fim de demandar soluções para os
singulares ou mais sérios problemas arrostados pela população nacional, no
concernente a promover a saúde tendo por leito de desfecho o chão da sala de
aula e seus dedobramentos pedagógicos.
*Vianney
Mesquita
Escritor e Jornalista.
Professor adjunto IV da Universidade Federal do Ceará.
Árcade titular e fundador da Arcádia Nova Palmaciana;
acadêmico
titular das Academias Cearense da Língua Portuguesa e
Cearense de Literatura e
Jornalismo.
Membro do Conselho Curador
da Fundação Cearense de Pesquisa e
Cultura, da U.F.C.
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