Inexcedível Palestra
do Prof. Raul Beco
na Hora
do Vernáculo – ACLP
(Vianney Mesquita)
Prof. Raul C. B. Beco
Em tempo nenhum havia divisado um lente tão loquaz – eloquente, no melhor senso conotativo que este vocábulo seja propício a receber – como o Prof. Raul Castro Brasil Beco, com o qual provamos estar ontem, na seção Hora do Vernáculo, durante a sessão de agosto-2025 (25.8), da Academia Cearense da Língua Portuguesa.
Experimentamos o contentamento de acolher informações e opiniões consentâneas deste absolutamente soberano protótipo dos conhecimentos repartidos, assente em literatura da melhor felpa e em experiências pessoais de monta. Para quem o não via – somente escutava – pareceria, decerto, um professor de oitent’anos ou mais lendo um texto, a despeito de sua juventude, haja vista a elocução elevada e clara e subida, mas lógica e fácil de decodificar, fato demonstrativo de uma pessoa alumiada pela Providência prontificada a deitar tanta cátedra!
Releva evidenciar a solidez do seu discurso, a certeza de suas doutrinações na ambiência esquisita das falsas etimologias do Código Lusitânico, no decurso do qual sequer repetiu termos ou dicções, e, nem ao menos, tergiversou em opiniões, tampouco resvalou nos entendimentos manifestos.
Eis aqui, pois, o testemunho da exatidão! Era, então, como se estivesse lendo, diretamente, um texto, até preparado por outra pessoa, sem escorregar nas moções particulares expressas, e denotando intensivo conhecimento da matéria, pouco comum e de muita acreditação, malgrado sua dobrez e falsidade, por parte da maioria daqueles que se jungem ao estudo da Língua Portuguesa.
Configura, sem dúvida, o Prof. Raul Castro Brasil Beco um estalão de cânone da palavra encarcerada ao seu saber, tendo eu sobrado sob comoção, enquanto a plateia inteira remansou absorta com suas doutrinações mais do que regenciais.
Tantam bonam invidiae mecum servo!
Isto
mesmo: Guardo no recôndido tão boa inveja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário