segunda-feira, 5 de setembro de 2022

NOTA ACADÊMICA - Agenda Literária da ACLJ

ACLJ

AGENDA LITERÁRIA


TERÇA CULTURAL

Na terça-feira, dia 30 de agosto, a ACLJ promoveu reunião presencial informal na Tenda Árabe, com a presença dos acadêmicos Vicente Alencar, Luciano Maia, Paulo Ximenes, Sávio Queiroz, Altino Farias, Pedro Bezerra de Araújo, Reginaldo Vasconcelos, Edmar Ribeiro, Adriano Vasconcelos e César Barreto – e os convidados Mônica Barroso, Defensora Pública, e o filho dela, Ramon, jovem artista plástico.

Após o jantar, o grupo participou do Momento Literário da Embaixada da Cachaça, a primeira edição após a pandemia, com participação da ACLJ.












NOITE DE AUTÓGRAFOS I

A  ACLJ compareceu em comissão ao lançamento do livro “Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional”, de autoria do Magnífico Reitor Cândido Albuquerque, nosso confrade, em parceria com seu colega, o Professor Doutor Sérgio Rebouças – evento que ocorreu no dia 1º de setembro, no auditório da Faculdade de Direito da UFC. 


Trata-se de uma obra muito especial, já que nela consta parte importante das vidas dos autores, como professores de Direito Penal e Processual Penal da UFC e, ainda, como advogados criminalistas, com marcante atuação nessa área específica.

Exatamente por isso o livro tem larga e profunda base teórica e uma visão aplicada da realidade judicial da matéria. 

A aceitação da obra, que tem prefácio do Prof. Dr. Lênio Streck, tem ultrapassado as expectativas.

 

NOITE DE AUTÓGRAFOS II

A ACLJ prestigiará também o lançamento da biografia do saudoso megaempresário cearense Edson Qudeiroz, devendo comparecer em comissão ao auditório da Biblioteca da Unifor, no dia 08 de setembro. 

  



TRIBUTO A AUGUSTO PONTES

Na noite do dia 17 de setembro a ACLJ vai promover um tributo ao intelectual Augusto Pontes, falecido em 2009. A solenidade será no auditório do Palácio da Luz, silogeu que sedia a Academia Cearense de Letras e a ACLJ, dentre outras congêneres.

Augusto Pontes, filósofo aplicado e frasista notório, foi um grande influenciador do grupo de artistas que se lançaram no meio musical nacional nos anos 60 e 70 do século passado, alcunhados pela mídia de “Pessoal do Ceará”.

Na solenidade, serão homenageados os artistas sônicos Rodger Rogério e Téti, que eram casados naquele período e recebiam em sua casa aqueles jovens – Ednardo, Fagner, Belchior, Fausto Nilo, Petrúcio Maia, Ricardo Bezerra, Amelinha, dentre outros – que ali iam mostrar as suas composições novas e ensaiar.

Para lançar durante o evento, os compositores Ednardo e Calé Alencar compuseram uma canção intitulada “Maracatu Augustus”, que se constitui em uma ode ao homenageado.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário