segunda-feira, 16 de maio de 2022

MANIFESTO - Louvor à UFC

 BETO STUDART 
DOUTOR HONORIS CAUSA

 ACLJ


MANIFESTO DE LOUVOR
À NOSSA
UNIVERSIDADE FEDERAL

 



Honor est maximum bonorum exteriorum



A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) vem de se congratular com o mundo universitário cearense, notadamente os ínclitos docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), pela eleição de Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, celebrizado simplesmente “Beto Studart”, para a dignidade de Doutor Honoris Causa daquela que se tem consagrado dentre as mais importantes instituições do ensino superior do Brasil e do mundo, segundo ranking recente do Scimago Institutions. 

Beto Studart é um dos mais prósperos homens de negócios cearenses, idealizador originário da empresa que capitaneia com total autonomia e inquestionável probidade, empreendendo vigorosamente no setor imobiliário, de modo a enriquecer sobremaneira a feição arquitetônica da nossa Capital, fato internacionalmente reconhecido, inclusive patrocinando a reforma e a manutenção de logradouros, em parcerias público-privadas com a Prefeitura da Cidade.

 

INSTITUIDOR DE FUNDAÇÃO CULTURAL  BENEMÉRITO 

Demais disso, o novo Doutor Honoris Causa da UFC é o instituidor da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento. Por essa condicionante, Beto Studart foi eleito e recebeu o título de Membro Benemérito desta ACLJ, em 2014. 

Meritória iniciativa de afetar capital privado a bem do interesse público, a instituição foi criada em 2004, motivada pelo desejo de seu instituidor e sua esposa, Ana Maria, de realizarem ações de responsabilidade social e cultural, tendo como foco a geração de oportunidades para o desenvolvimento de talentos de tantas pessoas que, tendo potencial, não têm condições de desenvolvê-lo. 

E, como entidade “grantmaking”, a Fundação Beto Studart também financia projetos que atendam a objetivos entrevistos em sua missão institucional, desenvolvidos por outras organizações socialmente responsáveis. 

Pelo Programa de Apoio Técnico e Financeiro a Projetos, a Fundação já apoiou 386 iniciativas de diversas Instituições, nas áreas Cultural, Desportiva, Social e Educacional, já tendo concedido 869 bolsas-talento. 

Muitos destes bolsistas são hoje destaques nacionais e até internacionais, colhendo os frutos da oportunidade que tiveram para lapidar seus talentos e crescer como pessoas responsáveis pelo seu destino, com um bem definido projeto de vida e de realização profissional.



PRESIDENTE DA FIEC  CEARENSE DO ANO 

Como líder de classe, Beto Studart iniciou um ciclo virtuoso à frente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), da qual foi um profícuo presidente, administração revolucionária que abriu as portas da entidade para a inteligência nacional, constituindo grupos de estudos compostos por jornalistas e lentes universitários locais, bem como atraindo palestrantes de todo o País, visando atualizar e instruir o meio empresarial cearense – mérito notório que lhe rendeu o título de Cearense do Ano desta ACLJ, em 2016 – dentre outras honrarias. 

Em sua gestão na presidência da Fiec, Beto Studart inaugurou um canal de comunicação e de entrosamento virtuoso entre o empresariado e a Universidade Federal, promovendo uma aproximação definitiva entre os industriais e os pesquisadores e cientistas, envolvendo também o Governo do Estado, através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior. 

O relacionamento entre essas instituições, que no passado era até tido como “pernicioso”, foi desmistificado durante os cinco anos da gestão Beto Studart. Ele conseguiu que fossem colocados recursos governamentais à disposição dos pequenos industriais, com editais aprovados por uma comissão da Fiec – atendendo aos devidos marcos regulatórios hoje já estabelecidos. 

Automaticamente, com esses recursos, aqueles industriais de menor porte já contratam cientistas e pesquisadores da Universidade, criando-se um ambiente simbiótico maravilhoso – a sociedade demandando, a Universidade desenvolvendo as tecnologias necessárias, e a indústria fabricando os produtos demandados. Esse trabalho culminou com a criação de um conselho de tecnologia, o Cointec, que reúne todo mês em um almoço os mais privilegiados cérebros em ciências exatas do Estado.

 

DOUTOR HONORIS CAUSA    

Destarte, Beto Studart se inscreve com grande destaque entre os componentes da galeria de doutores honoríficos da UFC, sem dissentir do nível intelectual e humano de todos os demais, sem nada lhes deixar a dever, cada um deles reconhecidamente “douto” e meritório em sua área de atuação específica, como os dois mais recentes cearenses: a escritora Ana Miranda e o artista plástico e folclorista Descartes Gadelha.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário