sábado, 13 de janeiro de 2024

NOTA CULTURAL - Os Sinos

OS SINOS

George Machado Tabatinga é o segundo piauiense radicado entre nós a ingressar na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, depois do professor e advogado Cândido Albuquerque, um dos fundadores da entidade. 

Nascido na cidade de Batalha, Tabatinga veio para Fortaleza adolescente, aqui se profissionalizou e constituiu sua família, até que na maturidade logrou poder transpor o umbral da nossa casa literária para ocupar uma das cadeiras de sua quadraginta numerati.

Ele mantém suas raízes cravadas no solo querido de sua terra natal, atualmente escrevendo um livro de memórias sobre a infância de um menino natural daquelas plagas, retoricamente incógnito, que na verdade é ele próprio revivendo as suas experiências e aventuras pueris. 

Músico inspirando, ele cultua ainda hoje os sons característicos da infância, como a música da Banda de Música batalhense, da qual se fez integrante ao clarinete.  Abaixo ele nos traz em vídeo e áudio um pequeno estudo sobre a história  dos sinos da cidade, cujo som  tange as cordas líricas de seu saudoso coração.

  



Embaixo, bela dronagem panorâmica recente de um ofício litúrgico vesperal da Banda de Música, no terceiro dia dos festejos em honra a São Gonçalo, o orago de Batalha. 

ACIONE O LINK PARA ACESSAR O VÍDEO AÉREO 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário