domingo, 4 de outubro de 2020

ARTIGO - Por Que os Candidatos se Preocupam Tanto com o Número (JPG)

POR QUE OS CANDIDATOS
SE PREOCUPAM TANTO COM O NÚMERO
(E POR QUE NÃO DEVERIAM FAZER ISSO)
João Pedro Gurgel*

O período eleitoral começou. Como de praxe, muitos candidatos apressam-se.  Correm às gráficas. Aos seus produtores de conteúdo e tudo mais na busca frenética e delineada de seus nome e número. Como se tudo dependesse disso. Mas será que deveria depender? 

Há alguns anos, Simon Sinek, renomado autor britânico, trouxe ao debate um tema muito importante, que revolucionou inclusive a organização das grandes empresas. Simon falou sobre motivação. O porquê. E assim nasceu uma de suas ideias mais famosas: “comece pelo porquê”. Simon defende que o maior erro das pessoas está em não achar um propósito. Uma ideia que transmita empatia. Sinceridade. Que motive de fato as pessoas a agirem. 

Vejo que isso não é diferente com a política. Muitos dos candidatos ultra-mega-hiper focam em promover suas campanhas, mesmo sem uma razão bem definida. Escancaram seu número e nome como se somente esse binômio fosse o que de fato representa um representante. Uma espécie de verborragia colorida que só ajuda o eleitor a ter mais raiva da política tradicional. 


Falta quem se preocupe com o porquê. Uma candidatura política, em fato, deveria emergir da preocupação sincera para com o próximo. O olhar atento ao outro. O ouvido atento ao outro. À cidade. Aos problemas que a comunidade precisa enfrentar. Pensar. Resolver. Isso é muito mais complexo e maduro do que simplesmente escancarar um número qualquer, com nome qualquer e se fazer líder de um povo “goela abaixo”.

Há um porquê em cada esquina. Nossa sociedade tem muitos problemas sérios, tais como a desigualdade social, o descaso para com o meio ambiente e tantos outros. No meio dessa infinidade de problemas, o candidato que se preocupa com seu nome e número revela que não se preocupa um porquê além de si.  E talvez seja esse o motivo por que ele não mereça seu voto. Seu voto merece um porquê. E isso é muito maior que um nome. Ou um número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário