quarta-feira, 13 de maio de 2015

ARTIGO (PMA)

UMA JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
Paulo Maria de Aragão*


Como uma justa homenagem, o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, sediado em Boa Vista, Roraima, integrante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (10º GAC Sl), passou a receber a denominação histórica de “Grupo General Manoel Theophilo Neto” por sua vida dedicada ao Exército Brasileiro.

Na ocasião foi celebrado ofício religioso, seguido de demonstração de artilharia, inauguração do memorial e sessão de autógrafos do livro “Theophilo: uma Família de Militares”, escrito pelo Gen.Ex. GuilhermeTheophilo, atual Comandante Militar da Amazônia, filho do homenageado.

Presentes à solenidade familiares e amigos de um dos militares mais destacados da história recente do Exército, que sempre movido por uma liga de nobres impulsos e elevados sentimentos, serviu com amor desinteressado à pátria. Aqui comandou o 10º GO com espírito elevado, ânimo esclarecido e virtudes singulares, que tanto contribuíram para elevar o caráter dos comandados.

Muitos graduados, oficiais superiores podem se orgulhar por terem servido sob as ordens do General Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto - homem de espírito forte e ativo, e de grande força de caráter, honesto, resoluto e correto. Descendente de tradicional família militar, nacionalmente conhecida, deixou o fiel patrimônio de suas convicções de dever, fossem quais fossem as consequências.

Numa época em que medalhas e honrarias são distribuídas de forma abusiva, esta honrosa manifestação póstuma resgata a nobreza de suas ações, a lembrança do seu exemplo pela prestação de relevantes serviços à Nação. Um soldado artilheiro que deixa atrás de si uma ideia do dever cumprido, generosidade e veracidade do caráter, que jamais será esquecido por seus companheiros que nele depositavam ilimitada confiança.

O denodado general era admirado pela imparcialidade, senso de justiça e espiritualidade; conservador da disciplina, mas sempre encarava os culpados pelo lado mais favorável. Usava com seus subalternos uma urbanidade extrema. Possuía em elevado grau a serenidade, a lhaneza e a arte de persuadir, virtudes dos líderes, tendo a fé cristã como a base de sua vida moral.

Cada um de nós elege figuras especiais pela simplicidade e sabedoria, dentro de uma perspectiva de ver o mundo com olhar renovado. Para mim, o General Manoel Theophilo Neto foi um destes homens, avesso à cobiça das honras e do poder, que nunca influíram no seu ânimo inquebrantável. Ambição pessoal, não as tinha; um soldado obediente e fiel à disciplina, que tão bem cumpriu o dever, a principal feição de seu caráter.

* Paulo Maria de Aragão 
Advogado e professor 
Membro do Conselho Estadual da OAB-CE
Titular da Cadeira nº 37 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário