sexta-feira, 10 de julho de 2015

NECROLÓGIO A JURANDIR MITOSO (VA)


"A vida é uma alegria. Devemos nos fazer sempre presente a esta festa". (Radialista Jurandir Mitoso).

1.
O dia de hoje começou com uma imensa tristeza para mim: O falecimento de Jurandir Mitoso, vítima de enfarto do miocárdio, por volta das 3 horas da manhã.

2.
Jurandir Mitoso, sem querer apelar para nenhum chavão, foi um dois maiores nomes do Rádio e da TV cearenses. Profissional de imensa bagagem, fez de tudo ao microfone, e também diante das câmaras de TV.

3.
Mitoso começou sua imensa e brilhante carreira em 1958, precisamente no dia 25 de março de 1958, na extinta Rádio Dragão do Mar  690 kilociclos como se dizia aquela época.

4.
Foi da primeira leva de profissionais da RDM, tendo se submetido a concurso para integrar o seu elenco. Junto com ele Aurélio Brasil e Caubi Chaves, dois que continuam militando em nosso Rádio.

5.
Jurandir Mitoso, numa época de um rádio firme, objetivo, seríssimo, foi noticiarista, rádio-ator, disque-jóquei, locutor comercial, repórter esportivo, animador de programas dos mais diversos, repórter carnavalesco e uma série de muitas coisas mais.

6.
Criou o Clube dos Artistas (Jurandir Mitoso, existe apenas um, e como JM não pode haver nenhum), que esteve no ar durante muito tempo, entre 13 horas e 13 e 30 na RDM, depois o Clube da Alegria, o Festival dos Brotos, das 14 às 16 horas, no mesmo prefixo.

7.
Os anos passaram e Jurandir Mitoso foi para outros prefixos. Ao mudar para a Rádio Verdes Mares AM, que enveredou por um viés "ainda mais moderno", como ele dizia.

8.
Então ele falou: "Um programa diferente. O nome eu vou inventar. Chamar-se-á PAJARACA".

9.
E aí lhe perguntaram: "Como será o nome do Programa?" Ele disse: "PAJARACA. Este nome não existe. Estou fazendo uma mistura de letras".

10.
E assim aconteceu. Na RÁDIO VERDES MARES o Mitosorio reinou durante muito tempo, com o seu Pajaraca.

11.
Quando ingressou no Grupo Cidade de Comunicação, Jurandir Mitoso passou a integrar o elenco da TV CIDADE com um programa aos domingos pela manhã.

12.
Cronista esportivo de valor, grande repórter volante, ponta de gol, analista dos fatos esportivos, fez dupla em campo com Everardo Ramos e Colombo Sá, entre outros. Inclusive comigo, na Rádio Dragão do Mar, a época da excelente equipe dirigida por Paulino Rocha.

13.
No carnaval cearense o irrequieto Jurandir Mitoso foi eleito Príncipe da Folia, pois não se elegeu Rei Momo naquele ano. Por força do tempo escasso para uma nova eleição, a Crônica Carnavalesca resolveu eleger um Príncipe. Mitoso e Alan Neto disputaram o principado.

14.
Mitoso ganhou, por ser mais magro dois quilos que seu amigo Alan. E dessa maneira o nosso carnaval teve um príncipe ativo, alegre, desengonçado, magrinho, bem ao contrário de um rotundo Rei Momo tradicional.

15.
A morte de Jurandir Mitoso, nesta madrugada, por volta das 3 da manhã, leva para o mundo maior um profissional de gabarito, aos 78 anos de idade. Deixa como herdeiro também na Comunicação seu filho Jurlen Mitoso.

16.
Esperamos que hoje à noite a memória de JM seja reverenciada quando do jogo do Ceará, no Campeonato Brasileiro, com o tradicional minuto de silêncio.

17.
Membro atuante da crônica esportiva, MITOSORIO, como era carinhosamente chamado por Colombo Sá (Colombosorio) integrou o quadro de sócios efetivos da nossa APCDEC – Associação Profissional da Crônica Desportiva do Estado do Ceará.

18.
Até o momento em que encerramos as nossas notícias ainda não era conhecido o horário do sepultamento. O corpo de JM está sendo velado no Cemitério Parque da Paz.

* Vicente Alencar 
 Jornalista, Radialista, Poeta, Escritor
Membro da União Brasileira de Trovadores - UBT Fortaleza.
Integrante da ALMECE - Academia de Letras 
dos Municípios do Estado do Ceará.
Secretário Geral da Academia Fortalezense de Letras
 Membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa, 
da Academia Cearense de Retórica e da
Sociedade Cearense de Geografia e História.
 Titular da Cadeira nº 27 da Academia Cearense 
de Literatura e Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário