HAPPY HOUR
Reginaldo Vasconcelos*
O Presidente Emérito da ACLJ, o Prof. Dr.
Rui Martinho Rodrigues, é abstêmio. Diz que não bebe – e nunca bebeu – porque
não gosta do sabor do álcool, tampouco do seu efeito cerebral. E então ele vara
com total sobriedade a fase “rodoviária” das reuniões da Academia, como era de
esperar.
Mas assim ele se mantém, serenamente,
depois que, esgotados os temas graves, o grupo de acadêmicos relaxa e adentra
nos assuntos vicinais, descontrai e se aventura sem grande seriedade pelas
conversas carroçáveis – a filosofia, a poética, o violão, o anedotário.
O confrade Vicente Alencar, por seu turno,
não passa de um uísque. Roberto Martins Rodrigues, nosso decano, ainda vai a
três doses. Evaldo Gouveia parou para sempre, pois já bebeu a sua cota toda. Todos
os demais somos dionisíacos.
Aliás, a tasca está intimamente relacionada
desde sempre com a atividade cultural criativa. Poetas, escritores, pintores,
músicos, artistas em geral vão buscar inspiração na taberna, desde a
antiguidade, passando pelo medievo.
Essa assertiva se confirma na França bellepoqueana
de Toulouse Lautrec, na Cuba pré-revolucionária de Ernest Hemingway, no
Rio de Janeiro dourado dos anos sessenta, em cujo Bar Veloso Vinícius e Tom
Jobim compuseram a canção Garota de Ipanema.
Esses
exemplos são apenas marcos notórios de uma realidade sociológica generalizada
no tempo e no espaço. Mas a sadia necessidade humana de espairecer na roda social,
expandindo os dotes líricos a partir da mesa de bar, corre no fio da navalha face
ao vezo vicioso que leva aos hábitos insalubres da vida boêmia dissoluta.
Certamente
há vetos puritanos aos folguedos e às libações, mas vale lembrar que a cerveja
foi desenvolvida nos conventos da Europa, onde certamente ainda hoje é
festivamente consumida pelos frades, e o vinho consta da Bíblia como alimento, para
o corpo e para a alma.
Por
outro lado, deve haver recomendações hipocráticas contra os hábitos etílicos
desmedidos, mas também já há revelações científicas de que os benefícios médicos
do consumo moderado de álcool podem superar os riscos de que ele possa causar
dano ao organismo, pelo seu poder relaxante, numa sociedade massacrada pelo
estresse.
Toda
sorte, com a merecida reverência aos que não bebem, e com grande respeito aos
que não podem beber, porque são alcoolistas patológicos, “a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte”,
parafraseando o compositor Arnaldo Antunes.
De
fato, a vida precisa ser vivida com a seriedade necessária, mas também
desfrutada no barzinho à happy hour, no
boteco “pé sujo” aos finais de semana, no jargão dos cariocas, ou “pelos bares
da vida”, como prefere o confrade Altino Farias.
“A taberna medieval foi apresentada na literatura – nas
canções e poemas dos goliardos, nas Canções de Gesta e, também nos Fabliaux –
como um espaço de prazer.
Esse espaço voltado principalmente para o consumo de
bebidas – cerveja, vinho e sidra – acompanhada por porções de comidas simples
como pães, carnes salgadas e sopas, existiu não somente como lugar de prazer e
lazer, mas também, foi um local seguro para o descanso de comerciantes,
viajantes e peregrinos oferecendo pouso, comida, bebida e diversão.
Analisando algumas canções da obra Amatoria Potatoria
Lusoria, (século III) selecionamos o trecho In Taberna que nos mostra o
cotidiano de uma taberna medieval. Nosso intuito nesse artigo é analisar a
taberna como espaço de prazer e descanso e sua representação na literatura
medieval e sua reapropriação pela literatura contemporânea”.
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