segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

OPINIÃO - Justiça Para as Boas Letras (RKGC)


JUSTIÇA PARA
AS BOAS LETRAS
Régis Kennedy Gondim Cruz*


As pessoas invocam a todo instante a Justiça, quando esta devia fazê-las tremer. (ANA SOPHIA SWETCHINE)


Acostado de uma verdade cristalina é, sem nenhuma dúvida, este moto de autoria da Madame Swetchine (YMoscou, 22.11.1792  VParis, 26.08;1857).

Nele apoiado, ouso dizer que é uma questão de justiça se reconhecer, publicamente, a valentia com que guardiães da estirpe de Aluísio Gurgel, Reginaldo Vasconcelos, Vianney Mesquita, Rui Martinho Rodrigues, Geraldo Jesuíno da Costa, e tantos outros articulistas-comentaristas deste jornal, destinam boa nesga de suas vidas à recuperação do nosso verdadeiro Tesouro Nacional, denominado Língua Portuguesa, a quem devemos amar, assim mesmo, “desconhecida e obscura”, como apreciada por Olavo Bilac.


Esses escritores – os quais fazem imensa falta à Academia Cearense de Letras – recobram nosso código linguístico da maneira mais leal e democrática possível, por meio de publicações que induzem o leitor ao encanto da Literatura e ao desafio da Ciência. Seus textos relembram o tempo em que falar e escrever corretamente era ponto pacífico da Educação, respeito natural ao interlocutor.

São bravos homens, iluminadas mentes, abençoadas mãos a proporcionarem conhecimento e arte a um povo tão sofrido e semiabandonado pelos poderes públicos!

Parabéns e muito obrigado por, diariamente, limparem minha vista e me fazerem permanecer na fé em um Brasil de boa leitura, quando se generalizar a boa escrita, tomando o exemplo deste periódico eletrônico.

*Régis Kennedy Gondim Cruz 
Docente da rede pública estadual do Ceará e 
municipal de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário