sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

MENSAGEM DE ANO NOVO (AS)

MINHA MENSAGEM 
DE ANO NOVO
Arnaldo Santos*


O término de um ano e o início de um novo fazem um corte na linha do tempo e nos trazem a fantástica sensação de renovação da vida, com novas atitudes e a incorporação de novos valores em cada um de nós.

Diante dos nossos olhos, sem que nada pudéssemos fazer, vimos, em 2015, o fogo que se irrompeu a partir das centelhas do embrutecimento da humanidade, queimar vidas inocentes, cuja memória nos remete aos escombros da insensatez dos atentados terroristas, as guerras ainda em curso, a violência urbana, e ao drama humano dos refugiados, que tentando uma nova perspectiva de vida, nos ricos países da Europa, muitos pereceram nas águas geladas do Mediterrâneo.

Aos que sobreviveram à travessia dos mares revoltos, as sociedades ditas “modernas e civilizadas" lhes recepcionaram com centenas de quilômetros de cercas elétricas e soldados bem armados, numa clara demonstração de rejeição e desprezo pelo ser humano. (O mundo é "globalizado", mas as pessoas, além de serem expulsas de suas próprias nações, são impedidas de habitar em outras).

Como nos ensina o Papa Francisco, convido todos a que, em 2016, valorizemos mais as pessoas, pois elas transbordam de virtudes, as quais, por egoísmo, às vezes nos recusamos a reconhecer. Quanto aos defeitos, os nossos principalmente e os dos outros, devem merecer toda a nossa tolerância e compaixão.

Adotemos, a partir de agora, e que seja uma constante em nossas ações, gestos mais simples e uma vida mais sóbria, livre da opulência e da aparência. Procuremos "SER", pois só assim vamos poder nos libertar da doença do "TER" que tanto nos oprime, nos consome e faz erodir os valores mais sublimes como a solidariedade, o respeito e a tolerância para com os outros, especialmente para com aqueles que formam as minorias. (Do contrário, o ano novo já se iniciará caduco).

São esses os sentimentos que desejo que cultivemos em 2016. "CUIDAR", que essa palavra tão simples, tão singela, e riquíssima em significados, seja a concepção de vida para todos nós.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário