quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

NOTAS ACADÊMICAS - Jáder e Ayrton

NOTAS ACADÊMICAS


SALVE JÁDER

A empresa M. Dias Branco, por deliberação de seu Presidente, Ivens Dias Branco, concedeu patrocínio ao retrato pictórico do saudoso jornalista, político, advogado e intelectual Jáder de Carvalho, que foi Príncipe dos Poetas Cearenses, Patrono da Cadeira de nº 1 da ACLJ, cujo titular vitalício é o filho dele, Senador Cid Carvalho.  

A pintura, em óleo sobre tela, a ser executada pelos artistas plásticos cearenses Messias Batalha, Vlamir de Sousa ou Reginaldo Vasconcelos (ainda a ser definido), comporá a Galeria dos Patronos Perpétuos da ACLJ, que está sendo paulatinamente construída.

O Senador Cid Carvalho, advogado e jornalista, Presidente de Honra da ACLJ, ressente-te, com justa razão, de que seu ilustre pai é pouco lembrado em homenagens públicas, muito menos do que mereceria, como importante figura histórica da vida social, intelectual e política do Ceará nos anos 30, 40, 50 e 60 do século passado.

A cidade ainda não tem nenhum logradouro com o nome de Jáder de Carvalho, e recentemente se aventou denominar assim a praça que se inaugurou defronte ao prédio na nova sede da OAB, no Bairro Edson Queiroz. Mas, depois, a proposta se reduziu para um mero anfiteatro que nela foi construído.
    

SESSÃO DA SAUDADE

Por propositura dos acadêmicos Cid Saboia de Carvalho e Antonino Fontenele Carvalho, a ACLJ promoverá uma Sessão da Saudade em memória do Auditor Federal aposentado Ayrton Vasconcelos, falecido neste último dia 24 de janeiro, aos 83 anos. Cid era amigo do homenageado, assim também Antonino, pecuarista como ele, ambos membros fundadores do Clube do Berro, entidade que congrega caprino-ovinocultores cearenses. 

Ayrton Vasconcelos, genitor do jornalista e advogado Reginaldo, e do Advogado e Pesquisador Adriano, pertencentes ao grupo de idealizadores e fundadores da ACLJ, foi grande incentivador da entidade, com o mérito de haver prestigiado todas as suas Assembleias Gerais, comparecendo a cada uma delas, mesmo já quando cadeirante.

Foi de Ayrton Vasconcelos a ideia da Galeria Pictórica dos Patronos Perpétuos, quando patrocinou pessoalmente o primeiro retrato produzido, o do Chanceler Edson Queiroz, de quem foi amigo e sócio na sua juventude.

Na solenidade, prevista para a manhã do próximo dia 20 de fevereiro, sábado, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras,  a viúva receberá, em nome do homenageado, o título de Membro Honorário post mortem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário