sábado, 16 de janeiro de 2016

APRECIAÇÃO LITERÁRIA - Memória Editorial (VM)


MEMÓRIA EDITORIAL
Vianney Mesquita*


Chamei em volta de meu frio leito/as memórias melhores de outra idade,/formas vagas que as noites, com piedade./se inclinam, a espreitar, sobre o meu peito [...] (ANTERO Tarquínio DE QUENTAL. Ponta Delgada, Y18.04.1842 – V11.09.1891 – 49 anos).


Inserta na história culta do Ceará, ainda hoje pontifica como editora universitária-padrão a Edições UFC, fundada, em 1980, pelo então Reitor da Instituição, Prof. Paulo Elpídio de Meneses Neto, o qual marcou destaque pela singular administração desenvolvida, notadamente com relação à política cultural da nossa Academia, fazendo-a prestigiosa no Brasil e no Exterior.

Recordo-me, e muito bem, a despeito dos 35 anos transitados, de um programa instituído pelo Ministério da Educação e Cultura – o PROEDI, de estímulo à capacidade editorial das IES, para cuja administração me nomeou o Magnífico Reitor, na qualidade de Secretário-Executivo das Edições.

Por intermédio de tal Projeto, a Edições UFC publicou muitos livros de professores da própria Instituição (e também de escritores cearenses radicados fora daqui), como, por exemplo, do Dr. Prisco Bezerra (pai e avô dos Robertos Cláudios – o Reitor duas vezes da UFC e o Prefeito atual de Fortaleza), em coautoria com o também botânico Prof. Afrânio Gomes Fernandes (UFC), intitulado Taxinomia Vegetal (1984), bem como meu trabalho editorial de estreia – Sobre LivrosAspectos da Editoração Acadêmica (1984) e, de Edigar de Alencar, Variações em Tom Menor (1984).

No começo da Editora ufeceana, presidia o Conselho Editorial o Prof. Pedro Paulo Montenegro (eu era o Secretário-Executivo), tendo por conselheiros, entre outros, a Professora Doutora Adísia Sá (depois foi presidente do Colegiado) e, entre mais, os Professores Fran Martins, Denizard Macedo e Afrânio Aragão Craveiro. 

O Professor Geraldo Jesuino da Costa era responsável pelo continente das edições, imprimindo-lhes primor estético (já naquele tempo, como ainda o faz, hoje, evidentemente, com muito mais profundidade), de sorte que os livros eram paradigmas, em teor e aspecto plástico, das editoras acadêmicas nacionais. Entrementes, os trabalhos de normalização bibliográfica eram objeto da competência de Helena Fátima Mota Dias, bibliotecária formada na própria UFC, a qual conferia às obras as determinações da ABNT e outros órgãos universais de normalização de trabalhos a editar.

Em geral, os textos das quartas capas eram preparados por mim, como este, à frente reproduzido (em itálico) com muita saudade, constante do volume denominado Planejamento Urbano e Preservação Ambiental (1981), de colheita do Professor-engenheiro Francisco SUETÔNIO Bastos MOTA, produtor de vários trabalhos nessa especialidade, da qual é senhor.

Parte dos escritos das Edições, nos primeiros tempos, naquilo que alguém chama, decerto, impropriamente, de contracapa (na verdade, contracapas são as faces internas das capas – primeira e segunda), consta do meu citado Sobre Livros, como é exemplo o mencionado trabalho do Dr. Suetônio, neste lance reeditado com algumas modificações, ex-vi da diacronia natural da Língua Portuguesa.

De ora em diante, com ideações bem atuais, eis o predito excerto.

Toma proporções cada vez mais acentuadas o valor dos cuidados que os seres humanos dispensam ao tratamento do ambiente, máxime nos aglomerados maiores. O planejamento urbano e a preservação ambiental, preeminente tema desta pesquisa do Prof. Suetônio Mota, aufere merecida relevância nos dias correntes, em razão da necessidade de coadunar as condições ambientais à existência individual, aumentando, dessarte, a expectativa de vida, bem assim pelo absoluto caráter científico hodiernamente contraído pelo assunto, em virtude das exigências da sociedade contemporânea, assentada quase exclusivamente na industrialização.

Seu autor é técnico de nomeada, docente de desmarcados recursos didáticos no ministério de matérias vinculadas à Ecologia, a qual já adquire foros de Ciência. É um trabalho conduzido com suprema acuidade científica e apurado senso de profissionalismo, para encorpar a incipiente (ainda) bibliografia especializada, constituindo, por isso, excelente fonte de ensinamento para estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas de Urbanismo, Ecologia, Geografia Humana, Ecologia e Sociologia Urbana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário