domingo, 7 de setembro de 2014

NOTA ACADÊMICA

O SENHOR DAS ÁGUAS


O jornalista e engenheiro Cássio Borges, um dos grandes especialistas em recursos hídricos do Brasil, ex-diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), autarquia federal da qual é funcionário de carreira aposentado, acaba de publicar um trabalho denominado “O NÓ GÓRDIO DA TRANSPOSIÇÃO”, em que trata do projeto de captação de água do Rio São Francisco para regiões do Nordeste que o “Velho Chico” não percorre. 
Nesse estudo, o Dr. Cássio, que também é membro da ACLJ, critica a recente medida em que a Presidente Dilma Rousseff transfere para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codefasf) todas as atribuições do Dnocs no projeto de transposição, esvaziando de suas tradicionais funções técnicas esse órgão estatal que tantos e tão relevantes serviços têm prestado ao Nordeste brasileiro, ao longo dos últimos cem anos.

A publicação conta com o apoio cultural da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) e do Serviço Nacional d Aprendizagem Rural (Senar), que dela farão imprimir e distribuir 3.000 exemplares  à grande imprensa, bem como a pessoas e entidades interessadas no assunto.



Acadêmicos da ACLJ em reunião informal em torno do Dr. Cássio Borges, na última sexta-feira, 05 de setembro, no espaço da sede administrativa da Academia denominada Tenda Árabe, comemorando o lançamento do seu mais recente trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário