domingo, 7 de setembro de 2014

CRÔNICA (VM)

Novo Leitor
Vianney Mesquita*


Ler sem refletir é comer sem digerir. (Mariano José Pereira da Fonseca - Marquês de Maricá. YRio de Janeiro, 18.05.1773; 16.09.1848).


Constitui-se alvissareiro para quem escreve o fato de deparar novos leitores, como este que faço questão de registrar. Reporto-me a um neoamigo, o qual não somente lê minhas mal traçadas, como também – e isto é por demais salutar – opina acerca delas, dando ensejo a que, por exemplo, no caso de um lapso notado, situar o escrevinhador ao par do engano, a fim de ele poder, no mesmo medium, reparar convenientemente o descuido.

Esta pessoa é o Dr. Antônio Custódio Matos Neto, a quem de há muito conhecia de vista, ao assitir à Santa Missa, todos os domingos, na Igreja de Nossa Senhora da Glória, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.

Apenas, porém, mantive contato com ele e outras pessoas (Sr. Maia, Dr. Washington, Dr. Geraldo, Dona Fátima, Dedé, Dr.Modesto e outros), cujos nomes declinarei por oportuno, quando de outro escrito, na saudável caminhada a que procedemos, e eu e minha Socorro Mesquita, todos os dias no Lago Jacarey, perto de nossas residências, às quatro e meia da manhã.

Este novo correligionário e recém-conquistado leitor pertence ao estrato médio A da sociedade cultural fortalezense, motivo por que a maioria desses caminhantes tem boa escolaridade, a maior parte com formação superior, o que permite, no decorrer do Cooper, desenvolver em bom padrão as mais distintas matérias.

De tal maneira, a conversa corre solta, ao privilegiar assuntos como família, religião, política, futebol e (por que não?) o folguedo, a hilaridade e o consequente riso – aliás, estes últimos temas como ocupantes de mais da metade do repertório temático, durante os seis quilômetros percorridos.

Com relação ao aspecto hilariante dessas sessões diárias, existem algozes e “cristos”, alguns dos quais são “açoitados” pelos “judeus” mais do que os outros, como, por exemplo, o Sr.  Damasceno e o Dr. Miranda, entre outros. Tem destaque especial o Sr. Sombra, que há quase um ano está da Suíça e deve retornar agora, salvante engano, no próximo mês.

Com efeito, o repertório de piadas e irrupções (1) guardados para o Sombra está bastante recheado, e será mais enriquecido, ainda, com suas narrações, esparros e tretas, jamais agora, há meses provando das delícias da rica e pitoresca Helvécia, de onde, decerto, inventará mil lérias, como fez ao voltar do Reino Unido, em périplo que rendeu meses de gabolice, conforme narram os cooperistas (2).

Na verdade, ninguém ficaria confortável na pele dele quando voltar a caminhar. Só Deus sabe como o Dr. Washington e o Dr. Custódio estão sequiosos pelo seu retorno [...]

Procedo a esta manifestação, não apenas como regozijo por haver granjeado mais um consulente, o qual comenta meus textos, mas também em homenagem àqueles homens e mulheres que procuram, pela hígida manobra física diuturna, melhor qualidade de vida, mormente na terceira idade, a fim de que possam aportar à velhice sem os tantos ais e uis próprios dos reumáticos, poços de queixas e emissores constantes de gemidos: os confrades e confradas (3) caminheiros do Lago do Jacarey.

NOTAS

(1) Este vocábulo não conhecíamos – nem eu, tampouco Custódio – pois o pescamos no domingo passado, no jornalzinho da Missa, O Domingo, quando ele foi até a mim e perguntou. Fomos saber somente depois de consultarmos o velho “pai-dos-burros”.

(2) Jamais conheci (de conversar) o Sr.Sombra. Essas referências são louvadas, pois, em depoimentos dos caminhantes e no que ouvia das discussões que eles travavam à minha frente, antes de nos apresentar pessoalmente, por intermédio do industrial Sr. Francisco Maia, paraibano de fibra e de moral, alimentador diuturno dos patos e marrecas do Lago que nos recebe todos os dias, como o é, também, o meu parente Sr.Mesquita.

(3) Confrada é o melhor feminino de confrade, em língua culta.


*Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário