quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CRÔNICA (VM)

ELY ANNA E SÉRGIO NO E.C.C.


Mel na língua do filho adoça a boca do pai. (Anexim popular de procedência portuguesa).


O conhecido aforismo popular à epígrafe, de origem lusitana, expressa com exatidão o sentimento de regozijo experimentado por mim e minha mulher, Socorro Mesquita, em relação ao fato de Ely Anna (nossa filha) e Sérgio Roberto haverem se aproximado e se iniciado no movimento cristão ECC – Encontro de Casais com Cristo – da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Fortaleza-CE.

Este célebre moto, inserto no Catolicismo Romano, instituído em 1970 pelo sacerdote camiliano gaúcho Padre Alfonso Pastore (*Soledade, 08.11.1932; +Vitória-ES, 17.03.2000), é hoje reconhecido internacionalmente como uma das mais preeminentes variedades de pastoral no âmbito laico da Igreja militante, para a conquista do perfil de catolicismo triunfante, no contexto da trilogia, a que se ajunta a sua feição primeira de Igreja padecente.

Constitui um trabalho de teor religioso católico-latino – com versões estendidas a outras confissões cristãs – dirigido a maridos e mulheres, em particular no concernente ao fortalecimento dos laços do Matrimônio nos moldes de Sacramento. Assenta-se na reflexão acerca de vários aspectos de ordem conjugal, ao empregar os expedientes das palestras, depoimentos, dinâmicas grupais e outras metodologias, com vistas a robustecer o ideário cristianista do Casamento.


De tal maneira, a filosofia e a prática do ECC radicam, exatamente, na personalidade do par Sérgio-Ely Anna, os quais vestem como luva as compreensões do Movimento, o que, em adição às outras pastorais em curso na nossa Paróquia, decerto, resultará em proveito da completude de tão abençoada união, em curso há mais de dez anos e sob o signo da Cruz, circunstância, aliás, originária dos nossos antecedentes consorciados em linha direta – pais, avós, bisavós etc.

Na firmeza do diário e árduo trabalho, do qual se descomete a máximo contento, Sérgio representa a tranquilidade, retrata a bonomia e manifesta sempre a simpatia de sua personalidade leve, na expressão constante de paciência, respeito, amizade e amor – conjugal e paternal – à mulher e aos três filhos. Aos pais, sogros, familiares e demais circunstantes do trato cotidiano estabelece a cordialidade, emprega o afeto e faz uso da fiel amizade, conforme é peculiar ao bom cristão.

À Lili, por sua vez, ao transpor o fato de exprimir, semelhantemente ao Sérgio, os mesmos contornos de pessoalidade, são acrescidas a vontade firme de vencer e a coragem de arrostar situações e enfrentar desafios, na austeridade do exigente cuidado com os filhos ainda pequenos. Determinada, não se desencanta com os reveses; porém, acautelada, tampouco se deixa seduzir pelas vitórias parciais e fáceis, preferindo seja definida uma realidade para, então, nela se louvar e prosseguir.


Esse é o status quo de vida deste casal cristão, perfilado no dia a dia, que demandou o ECC da Paróquia da Glória a fim se acercar, se não da sobreexcelência, pelo menos da certeza de que trilha o destino de correção, bom caráter e exemplar conduta que devem presidir às marcas de criaturas fiéis ao seu onipotente, bondoso, manso, humilde e infinitamente justo Criador.  

Expressamos, pois, eu e a Socorro, na qualidade de pai-sogro e mãe-sogra, nosso contentamento pela ocorrência deste evento alteadamente significativo para a vida de nossa família, na expectativa, e quase-convicção, de que resultados sobranceiros advirão deste vínculo inaugurado pelo casal com o ECC, sob nossa aprovação e favor divino, fato deveras revelador de enorme júbilo.

*Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário