quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ARTIGO (VM)


EUTIMIA 
Referência ao Escritor mais do que à Obra
Vianney Mesquita*

Quem é que, temendo cair, se dispõe a tropeçar? (Francisco Gómez de Quevedo y Villegas. Y Madrid, 14.09.1580; Villanueva de los Infantes, 08.09.1845).

Malgrado me tenha reformado, há alguns anos e por tempo de serviço formal (emprego), vejo-me de braços com mil afazeres, na informalidade, no cuidado com as leituras e outras coisas do espírito, de maneira que, após mais de um ano de publicado, somente agora pude me deliciar com ler Eutimia – o Segredo da Felicidade Essencial.

Decidi perfilhar como bordão, em tudo aquilo que me é dado referir ou deixar de o fazer, quando impraticável, o anexim de procedência helena  Sapateiro, não passe do calçado!  correspondente na língua do Lacio à dicção Ne, sutor, ultra crepidam!

Na informação extraída do Lello Universal – Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro (Porto, 1983:568), dita expressão, transposta para o Latim, tem assento na obra História Natural, 35-36, do naturalista romano Caio Plínio Segundo, o Antigo (79 d. C), ao se reportar a um evento ocorrido com Apeles, o mais renomeado dos pintores da Hélade.

Conforme a letra basta da História, Apeles, nascido em Cólofão, Lídia, teve existência no séc. IV a. C, vivendo na casa de Alexandre Magno, de quem reproduziu retrato. Consoante retromencionada fonte librária, o Pintor se diferençou dos demais pelas cores brilhantes das figuras.

Apeles era muito severo consigo mesmo; aceitava sem se ofender qualquer crítica e até a provocava. Dizem que expunha seus quadros ao público, escondido atrás da tela, para ouvir as reflexões de cada qual. Certo dia, um sapateiro achou o que criticar na sandália de uma das figuras, representadas no quadro, e logo Apeles corrigiu o defeito. No dia seguinte, o mesmo sapateiro entendeu que podia criticar igualmente outras partes do quadro, mas Apeles saiu do seu esconderijo e disse: Não vá o sapateiro além da chinela. IDEM, IBIDEM).

Eis que, então, acedo de imediato ao aconselhamento do Artista, referido por Plínio, o Antigo, pois não é cometido a quem não conhece enunciar opiniões em ultrapassagem aos chinelos do sapateiro apelesano. Assim acontece porque conceitos deste modo emitidos, sem substrato na verdade, recorrentemente, conduzem o leitor a penetrar a falácia e reproduzi-la por via da imensa força propagadora da comunicação massiva, exatamente em razão do despropósito do comunicador na transferência de mensagens de cujo teor não guarda certeza.

Tal não intenta exprimir, porém, a ideia de que não haja lido e compreendido o conteúdo de Eutimia, absolutamente bem refletido pelo intelectual coestaduano Reginaldo Vasconcelos, senhor da facilidade de arrumar as palavras em todas as suas classes gramaticais e arranjos elocutórios e de quem sou admirante desde a primeira vista d’olhos sobre um texto seu.

Consoante muito apropriadamente descreve o Dr. Arnaldo Santos, no antelóquio à Eutimia (Fortaleza: RDS Editora, 2013), o sentido de circunstância feliz da pessoa como destino da vida; a situação do ser humano e seus recontros; a realidade transcendental, considerando-se a relação das compreensões da atividade científica em seus decursos físico-químicos; bem assim a certeza da onipresença do Criador, configurado da Trindade Santíssima – entre outros temas saudáveis – constituem parte das abordagens do Autor de O passado não passa, agora também sob intelecções filosóficas acertadas e consistentes, a julgar pela clareza lógica com que explana suas certezas, postado eu na condição de imperito temático.

De acordo com o expresso nas obras lexicográficas de referência da Língua Portuguesa – e conforme o livro do Dr. Reginaldo ensina – em leitura livre, eutimia denota a exata tranquilidade espiritual, a sereníssima felicidade, malgrado as intercorrências naturais da existência, como, num exemplo meu, o advento inexorável da morte. Muitas vezes em situações vexatórias, estas fazem balançar o edifício eutímico, i.é, o endereço da pessoa feliz, conquanto, passada a borrasca, se retorne – após o lapso do nojo, o decurso penoso do luto – à circunstância de experimentação do bem-estar e da ventura.

O étimo desse vocábulo é do grego euthumia/as = coragem, alegria, de eu = bom, bem + thumós/oú = sopro, princípio vital, alma, vida, ânimo. Seu inaugural registro em livro de referência sucedeu em 1836, com a grafia euthimia, conforme demarcam os lexicólogos Antônio Houaiss e Mauro de Sales Villar, no Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa (2001).

Consoante se depreende da doutrina de Reginaldo Vasconcelos, quando cuida, entre outras ideias e com outras palavras, de Fé, Paz, Morte e Condição ideal, a noção científica de eutimia está inserta na Ciência Psicológica e na Psiquiatria Médica, como limite de equilíbrio entre a distimia (humor perenemente baixo e sua feição mais intensa, a depressão maior), como da hipotonia, a qual denota a disposição de espírito constantemente elevada, com seu perfil mais intensivo – a mania.

Constitui, por conseguinte, noutra interpretação conotativa, o objetivo da terapia das desordens de humor, como ciclotimia (ou psicose maníaco-depressiva) e transtorno bipolar, psicopatologias de cuidado da Psiquiatria Médica e da Psicologia Clínica, cujos limites – onde termina um destes saberes e começa o outro - não é simples estabelecer e até mesmo resta inviável precisar.

Aportadas às sandálias do Pintor, estou dispensado de prosperar com maiores comentários, em decorrência das razões há pouco manifestas, muito embora se expresse clara a ideia de que qualquer bom decodificador de escritos deste mérito pode adentrar com sucesso o assunto, louvado nos argumentos consentâneos do Autor e dos ensinamentos por este expendidos, porém fora dos domínios de seus consulentes, em especial dos jejunos (como eu) em relação ao assunto, sendo-lhes interdito deitar cátedra, até que se aprontem convenientemente para tal.

Desta maneira – mesmo para não subtrair dos leitores o tempero da novidade trazida por Eutimia - me eximo de prosseguir com notas relativas à minha descodificação do teor do volume, porém devo esposar o fato de que sou admirador do escritor Reginaldo Vasconcelos, pela facilidade de muito bem se expressar, quer em língua prosa ou noutros expedientes artísticos – como a poesia e a pintura, por exemplo – porquanto para isso se prontificou nos desvãos da procura do saber, de custosíssima apreensão – e disto só têm certeza aqueles que sabem.

Efetivamente, o considero pessoa eclética, haja vista a variedade argumentativa coberta por suas apreciadíssimas crônicas, poemas, artigos, ensaios e outros gêneros de expressão literoartística, onde se demonstra o analista percuciente, o cronista romântico, o poeta eutímico, o epistológrafo atilado, interessante e alegre. Tal sucede até mesmo nos correios eletrônicos endereçados aos seus pares, quando sugiro, quase sempre, transformá-los em escritos para socialização pelos meios de propagação coletiva, de alteada axiologia no modo como resultam, ao ponto de não deverem ir para a sarjeta e posterior recolha como cisco indigno, descarte desprezível, rejeito inservível, pois, no meu sentir, aproveitáveis como material literário de prima essência e deleite de quem aprecia composições de significados tão singulares.

Tomo tento, ainda, em deixar de ir avante, não apenas em obediência à parêmia romana de que cuidei no começo destas notas, mas também, como revelado há pouco, para não subtrair do público ledor em potencial o hors d’oeuvre, o prato de entrada, precedente do repasto principal, configurado no exame do recheio de Eutimia, mesmo ao esposar juízos de pessoa laica nesse sub-ramo do saber ordenado.

Determinam-me, por conseguinte, a responsabilidade e a ética de comunicador deva transmitir o sentimento veraz de que o autor do volume sob relação é um escrevinhador fecundo e facundo, conhecedor dos recursos estilísticos da Língua Portuguesa e de sua gramática, com larguíssimos haveres morais e faculdades intelectivas, habilidades a lhe permitirem versar, e.g., sobre matéria de sublime elevação, como ocorre ser esta repassada em Eutimia – o Segredo da Felicidade Essencial.

Isto porque foi transitado por excelentes escolas formais, bem assim pelas ensinanças dos exercícios prescritos na vida diária, do que se aproveita para conceder aos seus textos os requisitos da certeza e da estesia composicionais, que sequestram o consultante do início ao termo das suas produções.

É, sem dúvida, para mim, um regozijo poder expressar contentamento por privar da presença, em cátedra de sodalício, de pessoa de tal modo agraciada pelo Alto, que, ao jeito de Camões, cantando, espalha por toda parte, se a tanto o ajudam engenho e arte. 


 *Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário