quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

ARTIGO (VM)

AINDA SOBRE HIPERTENSÃO
ARTERIAL FEMININA (1)
Vianney Mesquita*



O coração tem, feito o mar, suas tempestades e, como algumas montanhas, os seus vulcões.

Aduzo, por ser ocasião apropriada, estas notações a respeito de Hipertensão Arterial – Abordagem para a Promoção do Cuidado Humano, livro da autoria de Zélia Araújo Santos e Raimundinha Magalhães da Silva, docentes-mestras e doutoras do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza.

O compêndio assere, mais uma vez, a prontidão intelectual e a perspicácia professoral dos produtores de textos didático-científicos no Ceará, nas diversas áreas onde atuam, na qualidade de profissionais, repassadores qualificados de conteúdos do saber em parte unificado e investigadores do conhecimento novo.

Averso a bairrismos paroquiais quaisquer, expresso agrado por produzir a ligeira introdução deste volume e manifestar ufania pelo seu excecional conteúdo, indicativo do preparo docente das autoras e do devotamento com o qual se descometem do seu labor funcional como ações intercomplementares do ofício dúplice confessado: de docentes e de enfermeiras/produtoras de pesquisas na Academia.

Detalhadamente afortunado, o texto encerra, do ponto de vista da Educação em Saúde, o máximo de informações e reflexões acuradas a respeito da hipertensão arterial no âmbito da Saúde Pública.

Trabalho essencialmente didático, disseca nuanças e particularismos dessa patologia crônico-degenerativa que acomete altíssimo percentual de pessoas em diversos intervalos etários, sendo considerável causa de obituário em todos os tempos, ao aplicarem a pleno emprego as experiências e os próprios artigos e relatos de buscas, editados em livros e revistas idôneas do Brasil, acrescidos de literatura nova e acreditada nesse multifacetado terreno de ensaio por elas pinçado para estudar.

As doutoras Zélia e Raimundinha contabilizam em seus históricos vida acadêmica das melhores, desenvolvida em destacadas universidades do Brasil, o que delas faz mestras competentes e trabalhadoras zelosas na atividade abraçada, uma vez que privilegiam o cuidado à pessoa em detrimento da doença, ajudando a ruir o padrão biológico com o centro na enfermidade e concedendo primazia ao modelo de atenção com eixo na compreensão holística (2).

A propriedade científica e a prática dos conceitos manifestados nesta pesquisa concedem ao leitor a certeza de que, uma vez seguidos pelas equipes de saúde os diversos passos aqui lecionados, vai ser minimizada em breve tempo a negativa eloquência dos números mostrados pela Bioestatística, no que se refere à hipertensão arterial e suas implicações em outras doenças, em agravo franco à higidez corporal e anímica da sociedade.

Esse trabalho é funcional à exaustão e preenche os claros de bibliografia atinente à sobretensão das artérias no Brasil – nomeadamente entre as mulheres, ponto de fulcro da busca empreendida – fato demonstrativo do considerável adjutório na constituição de acervo literário essencialmente doméstico para consulta por parte de estudantes, professores e investigadores da nossa afortunada Academia. (3).

(1) Este é o texto-base da Introdução ao livro, escrito de julho de 2002 e ora ligeiramente modificado (2014), em acompanhamento à diacronia da Língua Portuguesa e natural acerto das mudanças nesse lapso ocorridas.

(2) Adjetivo procedente do substantivo HOLISMO, abordagem, no campo das ciências humanas e naturais, que prioriza o entendimento integral dos fenômenos, em oposição ao procedimento analítico em que seus componentes são tomados isoladamente. (VILLAR, Mauro Salles de; HOUAISS, Antônio. São Paulo: Objetiva, 2005).

(3) Hipertensão Arterial – Abordagem para a Promoção do Cuidado Humano foi publicado em coedição Imprensa da UNIFOR e Editora Brasil Tropical. Fortaleza-CE: 2003.


*Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário