domingo, 21 de dezembro de 2014

APRECIAÇÃO LITERÁRIA (VM)



Beleza e Forma Inusitadas
nos Versos do Conterrâneo
José Rebouças Macambira,
meu Patrono na Academia
(Primeira Parte)
Vianney Mesquita*

Um soneto impecável vale, sozinho, um grande poema. (Nicholas Boileau Despréaux, crítico literário e poeta. *Paris, 01.11.1636; 13.03.1711).


Inseridos como embaixadores da manifestação intelectual e atuação docente, científica, cultural, artística, jornalística, médica, literária e demais gêneros de expressão de saber e erudição, mormente em registros escritos, há, no sortimento autêntico da minha cidade de nascimento – Palmácia-CE - diversos nomes de pessoas que se sobressaem e edificam história.

Não mais na terrena dimensão, repousam, entre outros, por exemplo, em distância temporal mais recuada, Maria Amélia Perdigão Sampaio, Maria Dolores Sampaio de Oliveira, Maria de Lourdes Campos de Mesquita, Sildácio de Matos Rocha, Maria Giselda Coelho Teixeira, José Rebouças Macambira, Vicente de Paulo Sampaio Rocha e Eunice Carvalho Leite, na seara do magistério – elementar, secundário ou superior; como também José Carlos Campos, no metro e no enredo histórico da Cidade, tendo sido vizinho imediato, à direita, da residência de Vicente Pinto de Mesquita e Maria de Lourdes Campos de Mesquita, dos quais procedo, à Av. Francisco de Queirós Lima, número 11 – Vila Campos – Palmácia-CE.

Acresce fazer referência aos sacerdotes católicos Padre Pedro Perdigão Sampaio, o qual exerceu vários cargos na Arquidiocese de Fortaleza, e Monsenhor Gumercindo Sampaio, também partes relevantes da história do Município, o segundo feito mestre (Latim) do Seminário Arquidiocesano de Fortaleza (como foi também o Padre Perdigão), cuja principal característica era mandar copiar, às centenas, as palavras latinas que o seminarista escrevia erradamente, tendo por vezo, ainda, qual a celebrada figura aracatiense de Castorina Chaves Pinto, impor apelidos aos seminaristas logo que admitidos ao Seminário (o meu era Cangulo).

Em sua maioria, estes e aqueles não mencionados aqui, decerto por falta de meios, sejam financeiros ou técnicos, não deixaram herdade escrita, salvante o patrono perpétuo na Cadeira número 22 (por mim ocupada na condição de membro titular vitalício), Professor José Rebouças Macambira, e o Prof. Vicente de Paulo Sampaio Rocha, ambos também docentes do Ensino Superior (UFC e Faculdade Católica de Filosofia, esta antecessora da UECE Universidade Estadual do Ceará).

Vicente Sampaio editou o livro Português nosso de cada dia (com Rosimir Espíndola Sampaio) e o volume Dicionário de Etimologia, Pronúncia e Termos Jurídicos, lente que era do Colégio Estadual do Ceará, o glorioso Liceu, das disciplinas Língua Portuguesa e Castelão. Macambira, por sua vez, deixou aos pósteros obra mais vasta, porquanto, atuante da Universidade Federal do Ceará, tinha à disposição a Imprensa Universitária dessa instituição e meios mais à mão para levar à luz seu produto editorial.

Autores de Hoje

Fazendo parênteses, expresso a ideia de que, noutro lance que se me asar, pretendo remeter-me aos palmacianos ilustres de hoje no terreno das atividades culturais e científicas comentadas como introdução a este texto respeitante a Rebouças Macambira, até porque a maioria descende em linha reta das pessoas aqui mencionadas, como, por exemplo, o professor universitário, jornalista, folclorista e administrador Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, originário de Dona Maria Amélia Perdigão Sampaio (neto); os Coelhos Teixeiras, procedentes da Professora Maria Giselda Coelho Teixeira e de João Teixeira Filho; os Campos de Mesquita (doze), oriundos de Maria de Lourdes Campos de Mesquita e Vicente Pinto de Mesquita; o Prof. José Walter Rebouças Macambira, irmão colaço de José Rebouças Macambira; o poeta cordelista Helder Campos, de Carlos e Irene Campos; e outros mais, como a Professora Iolanda Campelo de Andrade Sampaio, Paulo Rubens e Maria Ignez Sampaio Rocha, médicos filhos de Maria Florinda Sampaio Rocha e Francisco Hildebrando Rocha, e Margarida, assistente social, da linha germana dos dois. Também evoco, no momento, o nome de Antônio Rodrigues Uchoa (médico em Aracati), bem assim, o de Antônio Carlos Sampaio de Oliveira (Carlito), escritor, a igual do que ocorre com José Hermínio Muniz (Rocildo) e Junior Holanda.

CONTINUA EM 24.12.2014  - (Vida e Obra de Zé Rebouças)

*Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário