sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

NOTA ACADÊMICA

DURVAL AIRES LANÇA LIVRO


Lançado na noite de ontem, quinta-feira, dia 05, no auditório da ESMEC (Escola Superior da Magistratura no Estado do Ceará), mais um livro de Durval Aires Filho – “Onze Contos Reais” – com sucinto e denso comentário prefacial do poeta armorial e etnógrafo Virgílio Maia, da Academia Cearense de Letras.

A apresentação do autor foi feita pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Diretor da Esmec no biênio fevereiro/2013 – janeiro/2015. 

O segundo livro ficcional do desembargador Durval Aires Filho foi lançado inicialmente em dezembro de 2014, na 7ª Câmara Cível, da qual é Presidente. Também foi palco do lançamento de “Onze Contos Reais” a Bienal do Livro, ocorrida no Centro de Eventos do Ceará.

O livro de estreia do magistrado foi “O Homem do Globo e Outros Contos” (2008). Em sua nova obra, Durval Aires lança mão da observação de fatos do cotidiano da cidade. Os contos mesclam o ficcional com o factual.


Em entrevista concedida ao jornal Diário do Nordeste, em 16 dezembro do ano passado, o desembargador disse que a obra se constitui de “contos urbanos, histórias sujas, da cor do carbono”. A história gira em torno do próprio narrador, suas observações e digressões. “Nesse caso, misturo o conto com elementos da crônica, essencialmente voltada ao cotidiano”, observa.

Durval Aires Filho, desembargador do Tribunal do Justiça do Estado do Ceará, é filho do saudoso jornalista Durval Aires de Menezes, e na juventude seguia a vocação do pai, colaborando na imprensa. Ele é Membro Honorário da ACLJ, e seu ilustre genitor é paraninfo da medalha que leva seu nome, comenda com que a nossa Academia distingue os grandes agitadores culturais do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário