quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO
  

11 DE FEVEREIRO DE 2015

* Em 1956, um levante  contra o  Governo  do Presidente Juscelino Kubitschek, logo no início do mandato, é liderado pelo major-aviador Haroldo Veloso e o capitão-aviador José Chaves Lameirão. Levantam voo do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, rumo a Cachimbo, no Pará, dando início à revolta. Dominam as bases de Jacareacanga, Santarém, Belterra, Itaituba e Cachimbo. Duas semanas para debelar a rebelião, com prisão dos rebelados por tropas de elite das Forças Armadas.

* Deste episódio, guarda-se uma grande lição de tolerância do Presidente Juscelino. Presos os revoltosos, além dos 30 dias de prisão,  o passo seguinte seria a expulsão de todos. JK argumenta aos ministros militares em favor dos rebeldes, propondo a anistia, o que é alcançado  através de mensagem do Presidente da República  ao Congresso.
 
* A Igreja Metodista Central de Brasília inicia, em 1962, a construção de um templo de madeira, na 412 Norte. O templo da Cidade Livre (hoje NB) funciona desde 1956.

* O nosso Renato Russo é reverenciado, em 2007, no CCBB, com o espetáculo No Túnel do Tempo.  Bruce Gonslevsky e direção de Mauro Mendonça.

* Michel Temer assume, em 1997, a presidência da Câmara dos Deputados. Em 2013, é o Vice-Presidente da República no Governo Dilma Rousseff.

* Vítima da violência urbana, da covardia e da brutalidade nas ruas brasileiras, morre o cinegrafista Salvador Andrade, em 2014, atingido, no rosto, por um “rojão” de um mascarado,  quando reportava   uma manifestação pacífica,  no Rio de Janeiro.

* Bacharel, bacharéis: Graça Aranha, discípulo de Tobias Barreto e companheiro de Nabuco -  livro do professor Rossini Corrêa. Em 2014, às 19 horas, na OAB Federal.

* Depois de permanecer preso político por 27 anos, o líder negro sul-africano Nelson Mandella é libertado. Uma vitória do mundo!

*Osvaldo Cruz morre, em Petrópolis, em 1917.  Paulista e médico. O Instituto Osvaldo Cruz é em sua homenagem. Membro da Academia Brasileira de Letras.

*Hoje é o Dia do Zelador e  do Enfermo. * Veneração a N. Sra. de Lourdes. * Data do nascimento de Amador Aguiar, Luiz Allan Monteiro Fortes, Maria Reis, Fausto Alvim, Marilena Gonçalves e Teresinha de Lourdes Couto.


Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário