domingo, 15 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

15 DE FEVEREIRO DE 2015

Ante a tantas versões - algumas, pitorescas..., dadas nos últimos tempos  sobre o  conflito entre a  GEB, a Guarda de Brasília, e operários da Construtora Pacheco Fernandes, no Carnaval de 1959, fiz revelações esclarecedoras nos últimos dias.

Para conscientização daqueles que não viveram aqueles anos – de 1957 a 1960  tão marcantes na futura Capital do Brasil, em construção no Planalto Goiano, merece fazermos um pequeno retrato do ambiente psico-social existente à época.

No tempo da epopeia de Brasília, o que havia de realmente marcante  e digno de ser sempre lembrado – era o espírito de entusiasmo dominante e um clima de solidariedade  entre todos. Acima de tudo, o ideal que a todos empolgava de construir a Capital do Brasil e concluí-la até 21 de abril de 1960. Um feito que a imprensa mundial chamou de “A Obra do Século!”. Pioneiros-bandeirantes!

Candangos, os mais rudes, os mais modestos, viviam este espírito. Igualmente, engenheiros, médicos,  professores, jornalistas, religiosos, bancários, donas-de-casa, advogados, policiais, motoristas, estrangeiros, garçons, prostituas – enfim, todos os que Deus privilegiou escolhendo-os para a grande epopeia de Brasília. Isto foi a força vital que permitiu, sob a liderança do Presidente Juscelino, ser possível Brasília.

* JK assim os definiu: “Vosso idealismo animou-me a mim próprio. Falais pouco, apenas o suficiente, pois o sofrimento vos tornou sérios, graves.  Não é por palavras e aplausos que manifestais o vosso agrado e o entusiasmo que vos possui  é pela ação”.

* Papa Francisco celebra missa com os novos vinte cardeais da Igreja, em 2015.

Galileu Galilei, astrônomo italiano, nasce em 1564. * Paul Croussac nasce, na França, em 1848.  E morre  Georges Dumas, em 1946. Ambos Correspondentes da ABL. *  Recife é elevada a Capital pernambucana, em 1827, substituindo  Olinda. * Fernando Sabino lança, em 1956, o livro Encontro Marcado, de grande êxito.  * Floriano Peixoto é iniciado na Maçonaria, em 1871. * Inaugurado o Metrô de Berlim, em 1902.
 * Data Nacional da Sérvia. * Veneração a S. Teotônio. * Data do nascimento do Cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, Arcebispo de Aparecida, de Kleber Sampaio, Campos Salles, Rui Santos e Mauro Borges.


Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário