terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

17 DE FEVEREIRO DE 2015


*Nasce, em 1816, um dos maiores, senão o maior apologista de Brasília, Isto é, da mudança da Capital para o interior do Brasil: Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro.  Paulista de Sorocaba.  Patrono da Cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras, hoje ocupada pelo senador pernambucano Marco Maciel.

* O que Brasília é hoje tem muito das ideias fulgurantes e da clarividência de Varnhagen, que, ao longo de quase meio século de sua vida, no Brasil Império, faz da transferência da Capital do Brasil para uma região interiorana, um dos seus objetivos.

* Sua primeira manifestação ocorre em 1839, numa carta ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em 1845, defende o ideal em Épicos Brasileiros. Depois, no Memorial Orgânico. E, nos anos 1849 e 1850, na sua História Geral do Brasil. Tão convencido do seu ideal, visitou o local que indicava para a Capital do Brasil, em Planaltina-Formosa, em 1877, quando escreveu A Questão da Capital: Marítima ou Interiorana. Oitenta dias em lombo de burro.

*Cumprindo a promessa de “governar de portas abertas, sem nada esconder ou disfarçar, o Presidente Juscelino Kubitschek fala ao povo, em 1956, para dizer: “Quero que todos os atos da minha administração sejam conhecidos, olhados e analisados livremente”. * Em 1997, morre o professor Darcy Ribeiro, primeiro Reitor da UnB.

* Paulo Speller, formado na UnB, é, em 2015, o Secretário-Geral da Organização dos Estados Íbero-americanos. Ciência, Educação e Cultura.

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário