domingo, 22 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO


21 DE FEVEREIRO DE 2015

* Um restaurante com capacidade para servir mais de 1.000 refeições é inaugurado na futura Capital, próximo do Acampamento da Novacap, em 1957.  É o Restaurante do SAPS. Na inauguração, o içamento da Bandeira Brasileira e o canto do nosso Hino Nacional. Havia muito civismo entre os candangos pioneiros.  Até discurso, do operário Antonio Vieira de Alencar, cearense que se dizia descendente do romancista José de Alencar.   O folclorista Manoel Brandão, que lançou a palavra “candango”, é quem  dirige a cerimônia.   Guardo, até hoje, uma das bandejas, de alumínio.

* O presidente da Pan American, Juan Trippe, visita o Presidente Juscelino Kubitschek para manifestar, em 1958, o interesse da empresa americana em incluir Brasília em sua rota com um pouso semanal do Boening 707 na futura Capital.

* O poeta Newton Rossi é, em 1979,  o presidente da Federação do Comércio de Brasília.   Pioneiro da cidade, Newton Rossi presidiu a Academia de Letras de Brasília.

* Em 2015, o CB assim retrata a vida nacional: “Dilma tenta culpar FHC.” *Ex-Presidente “compara Caso Petrobras ao criminoso que furta e grita “Pega o Ladrão”. * CPI da Petrobras quer convocar Dirceu e Palocci. * Ex-governador Agnelo tem conta, carro e imóveis bloqueados pela Justiça. E mais quatro. * Professores ameaçam greve.

* Coelho Neto, jornalista e escritor, nasce em Caxias, no ano de 1864. Autor de A Capital Federal e  Rei Negro. Mais de 100 obras, a exemplo de  Josué Montello, seu conterrâneo e admirador. Um dos fundadores da  Academia Brasileira de Letras. * Em 1917, nasce, em Niteroi, Marcos Almir Madeira, também da ABL.

* O Brasil conquista Monte Castelo, na Itália, na II Guerra Mundial. Feito da Força Expedicionária Brasileira, a FEB,  em 1945. * Em 1795, o nascimento de Francisco Manuel da Silva, autor da música do Hino Nacional Brasileiro.  * O ballet perde Margot Fontein de Arias, em 1991. Visitou Brasília em 1959. E São Luiz do Maranhão.

* Hoje é o Dia do Exército Brasileiro, da Religião, Internacional da Língua Materna e Nacional do Imigrante Italiano.   * Veneração ao Santo Pedro Damião. * Data do nascimento de Norma  Pinto Guimarães, Helena R. Taveira, Abelardo Pires, Marilia Barbosa e Jesley Roberto.  


 
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário