quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

18 DE FEVEREIRO DE 2015

* Um quarto da área do futuro Distrito Federal já está desapropriada, no início de 1957. O Presidente Juscelino Kubitschek recebe do Governador de Goiás mais de 30 mil alqueires  regularizados, ou seja, toda a parte central do futuro Plano Piloto de Brasília. Falam o governador Ludovico e o senador goiano Coimbra Bueno.

 * O Presidente Juscelino, agradecendo, afirma: “Assistindo agora a mais um ato que assegura a construção de  Brasília, rendo, em primeiro lugar, as minhas homenagens à democracia brasileira, porque foi efetivamente na campanha de 1955, feita pelos candidatos inscritos, especialmente pelo que agora ocupa a Presidência da República, que o problema da mudança da Capital foi ventilado em todos os recantos do País”.

* No Carnaval 2015 de Brasília, a 29ª do Rebanhão, no Ginásio, onde os católicos, animadamente, em três dias, cantam músicas religiosas, renovam a fé com pregações e orações. * O escritor Adilson Cezar é agraciado Cidadão Paulistano, em 2015.

* O poeta fluminense Fagundes Varela deixa saudades a todos, em 1875. Autor de Vozes da América, lembra o estilo de Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, José de Alencar e outros indianistas.  Patrono da Cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras.

* Três futuros nomes das letras brasileiras nascem nos anos de 1875, 1878 e 1889: o carioca Fernando Magalhães, o paulista Roberto Simonsen e o alagoano Lêdo Ivo. Todos ingressaram na Academia Brasileira de Letras, respectivamente, nos anos 1926, 1945 e 1986. * O pregador Edir Macedo nasce em 1945. Empresário e religioso fluminense, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

* O Lido, o maior cabaré de Paris, é aberto em 1928. * Morrem Nelson Cavaquinho, em 1986, e Anísio Silva, em 1989. E Martin Lutero, reformador religioso, em 1546.

* Aniversário de Embu das Artes e Itapevi, em São Paulo. * Data nacional da Gâmbia. * Veneração a Santa Bernadete. Notabiliza-se pelas aparições de Nossa Senhora, a ela, em Lourdes, na França, onde Maria disse-lhe “Eu Sou A Imaculada Conceição”. * Data do nascimento da pioneira Marilda Moraes Porto, Pedro Augusto O. Barbosa, Mercia Felipe Machado, Célia Alves Resende Lima, Júlio Queiroz, Míter Fonseca e Olympíades Guimarães Corrêa.  


Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 

da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário