terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)



3 DE FEVEREIRO

*O mundo estudantil, em Brasília, no início de 1958, é representado por 933 alunos matriculados. O Ginásio Brasília e o Dom Bosco são os dois estabelecimentos de curso ginasial.  Ambos na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante, e de iniciativa particular. E mais sete grupos escolares, de ensino primário, destacando-se o GE 01, denominado Grupo Escolar Júlia Kubitschek, nas proximidades da Novacap, onde hoje é a Candangolândia.  Dos 933 estudantes, 429 são do sexo masculino e 504, do feminino.

*O idealismo dos que fizeram Brasília é abalado, em 1961,  pelas inúmeras Comissões de Sindicância, em todos os órgãos, para apurar “possíveis irregularidades” nas obras da nova Capital. Nenhuma denúncia; tudo inspirado na imaginação revanchista dos janistas e udenistas, consubstanciada em  determinação de Jânio Quadros. O espírito de solidariedade e de confiança mútua entre os pioneiros, ao longo de toda a epopeia da construção,  dá lugar à desconfiança. Nada é apurado.

*O médico Bayar Lucas de Lima assume, em 1961, interinamente, o cargo de Prefeito de Brasília. Fica  até a posse, no mesmo mês, do prefeito Paulo de Tarso.

*Com imagens a cores, a televisão começa a chegar às residências, em 1972. * É criado o Ministério das Comunicações. * A triste notícia do incêndio no Edifício Andraus, em São Paulo, com tantas vidas ceifadas, em 1972. * E a morte de Leila Diniz. * Em 1973, Emerson Fitipaldi ganha o Grande Prêmio. E Éder Jofre, o Peso-Pena. * Inaugurada a Embaixada da Dinamarca, em 1974. * Otto Maria Carpeaux, jornalista,  nos deixa em 1978. Austríago, naturalizado brasileiro.  * O Papa Francisco é indicado, em 2015, ao Prêmio Nobel da Paz.

*O Barão do Rio Branco é iniciado, em 1872,  na Maçonaria, no Rio de Janeiro.

*O Centenário da atriz Dulcina de Moraes, em 2008. Um nome que está na História do Teatro Brasileiro, inclusive de Brasília, onde criou um Teatro e uma Faculdade.


*Veneração a São Brás, o santo padroeiro das doenças na garganta. * Data do nascimento do Presidente Café Filho, Carlos Dias, Nadir Ganem, Tarcisio Filgueiras, Roberto Fernandes  e Alexandre Pilati. 

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário